Assembleia da APES reafirma posição contrária à volta presencial na UFJF

Professoras e professores da UFJF e do IF Sudeste MG, reunidos em assembleia virtual, no final da tarde de quinta-feira, 16 de setembro, reafirmaram a posição, já aprovada em assembleias anteriores, de defesa do retorno presencial somente com ampla vacinação e controle da pandemia no país. Dentro desta deliberação, indicaram que a APES deve continuar e intensificar o desenvolvimento de ações, junto às entidades da UFJF, Sintufejuf e DCE, no que se refere à defesa de condições sanitárias e de condições de trabalho para professoras e professores, além da ampliação do diálogo com os docentes que estão desenvolvendo atividades presenciais.
Para a representação da APES no 13º CONAD Extraordinário, a assembleia indicou os nomes do professor Leonardo Silva Andrada, como Delegado, e das professoras Nayara Rodrigues Medrado, como primeira suplente/observadora, e Lisleandra Machado, como segunda suplente/observadora.
A assembleia contou ainda com informes sobre a reunião da APES com a Reitoria para debater o questionário do Plano de Desenvolvimento Institucional; sobre as ações do sindicato para coletar as experiências de professores e professoras que já estão em atividades presenciais; sobre os debates e trâmites, em voga no CA João XXIII, Campus GV e no IF Sudeste MG, em relação à volta ao ensino presencial; sobre as razões que levaram à redação da nota crítica da APES em relação à volta do ensino presencial em Juiz de Fora; sobre a participação da APES nos atos de rua, em defesa da educação e da democracia, e sobre a luta contra a PEC 32, da reforma administrativa.
Sobre a reunião do Consu que decidiu pela volta presencial, a diretoria informou que não houve tempo para realização de uma assembleia. “Até tentamos alongar o debate para que pudéssemos ter a assembleia antes da decisão, mas fomos voto vencido e tivemos que defender a posição, contrária à volta presencial, já aprovada em assembleias anteriores”, disse Augusto Cerqueira, da direção da APES
A Diretoria da APES lamentou, na assembleia, o falecimento do professor José Carlos Rodrigues, ex-presidente da APES na gestão 2002/2004, saudando seu trabalho de militância em defesa da educação.
A assembleia teve também a análise de conjuntura da diretoria, a cargo do professor Leonardo Andrada, que tratou das condições políticas atuais em meio à ameaça golpista do presidente da república.


ANDES-SN convoca para a manutenção da mobilização e pressão aos parlamentares para derrotar a PEC 32

Após uma semana em que as mobilizações contra a PEC 32 surtiram efeito, fazendo com que a votação fosse adiada frente a uma possível derrota da proposta, o ANDES-SN e Fonasefe convocam os Servidores Públicos Federais para a manutenção da mobilização e pressão sobre os parlamentares. Assim uma série de atividades estão marcadas entre os dias 21 e 24 de setembro. Haverá pressão nos aeroportos nos estados e no Distrito Federal a partir de segunda-feira e jornada de mobilização em frente ao Anexo II da Câmara dos Deputados, bem como, nos gabinetes.

Dia 02 de outubro é dia de Fora Bolsonaro

No dia 02 de outubro, é dia de sair às ruas novamente para exigir a saída de Bolsonaro e seu projeto de destruição do país. O Fora Bolsonaro vai unir novamente entidades, sindicatos, partidos e a sociedade civil organizada para dar um basta aos desmandos, à corrupção e o golpismo. Participe!

ANDES-SN realiza I Seminário Nacional Estado e Educação

A Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior, por meio do Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE), convoca o  VI Seminário Nacional Estado e Educação que terá como tema  “A contrarreforma da educação brasileira em tempos de pandemia”, a ser realizado nos dias 24 e 25 de setembro 2021às 18h

Ainda considerando a situação imposta ao país pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19) e as diversas orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de demais autoridades sanitárias, o seminário ocorrerá em plataforma on-line.

Confira aqui a Programação completa do Seminário:

Dia 24 de setembro de 2021 (sexta-feira)

18h – Mesa de Abertura
18h10 – Atividade cultural
Das 18h40 às 21h
Mesa 01: “A contrarreforma da educação brasileira em tempos de pandemia”.
Debatedore(a)s: Rivânia Moura (Presidenta do ANDES-SN) e Roberto Leher (UFRJ)

Dia 25 de setembro de 2021 (sábado)

14h – Abertura com um vídeo de 5 minutos
Das 14h05 às 15h55
Mesa 02: “Trabalho na educação básica e no ensino superior: Ensino Remoto, retirada de direitos e precarização do trabalho docente, assédio moral e adoecimento”.
Debatedore(a)s: Ebin Farage (UFF) e Renata Flores (UFRJ)

Das 16h às 18h
Mesa 03: “Financiamento público e cortes de verbas para educação, ciência e tecnologia”.
Debatedores: José Menezes Gomes (UFAL) e Emerson Duarte Monte (UEPA)

 

Câmara dos Deputados adia votação da reforma administrativa. Mobilização continua em Brasília e nas redes sociais.

Após reunião com o presidente e relator da Comissão Especial da reforma administrativa, Armando Monteiro e Arthur de Oliveira Maia, respectivamente, Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, optou adiar a votação da PEC 32, que aconteceria hoje, 16 de setembro. Sindicatos, entidades representativas seguem na luta contra o projeto que destrói o Serviço Público. “É importante que todos possam pressionar o seu deputado e sua deputada a votar contra este projeto, que prejudica o país como um todo, em especial a população mais carente, que depende dos serviços públicos”, disse Augusto Cerqueira, da direção da APES. 

A decisão de Lira se deu por temer que o projeto, que visa a retirada de direitos do servidor público, não fosse aprovado, já que, para se concretizar, são necessários 308 votos favoráveis no Plenário, em votação em dois turnos. As decisões foram adiadas e, a princípio, o debate será retomado na próxima terça, 21 de setembro, sendo pauta do plenário no dia 22.

O debate da comissão havia sido encerrado em 15 de setembro, quando o relator  retirou do projeto a possibilidade de corte de jornadas e salários de servidores de até 25%, como previsto nas versões anteriores. A alteração teria sido proposta pelo Ministério da Economia.

Mesmo que a proposta possua pontos que a diferenciam da inicial, as alterações expostas por Arthur Maia mantém os principais ataques ao serviço público e à população brasileira, contidos na proposta original da reforma administrativa. Um deles é o contido no artigo 37A, que dispõe sobre a terceirização e privatização  de serviços públicos, como Saúde e Educação,  por meio dos sistemas de cooperação. Com isso, além de terceirizar a prestação de serviços que são obrigação constitucional do Estado, permite a transferência de recursos do Fundo Público para o setor privado.

Jornada de Luta

Na última segunda-feira, 13 de setembro, teve início a Jornada de Luta contra a reforma administrativa. Servidores e servidoras federais, estaduais e municipais de todo o país estão em Brasília para pressionar parlamentares a se posicionarem contra a medida que ataca os serviços públicos e funcionalismo das três esferas. 

“Essa jornada de lutas têm sido construída pelo Fonasefe, juntamente com o Fórum das Centrais Sindicais, que têm mobilizado as suas bases para fazer o enfrentamento à PEC 32. É importante conseguir barrar essa PEC na Câmara Federal. O governo precisa de 308 votos, em dois turnos, para que ela seja aprovada e siga para votação no Senado. E a nossa perspectiva é derrubar agora essa PEC e, junto com ela, esse governo que tem sido um grande ataque às nossas vidas, aos serviços públicos e às conquistas dos trabalhadores e das trabalhadoras”, afirmou Rivânia Moura, presidenta do ANDES-SN.

Ela também alerta para a necessidade de atos nos estados, que denunciem deputados e as deputadas federais que apoiam a proposta, expondo parlamentares em suas bases eleitorais. Além disso, ressalta a importância  de se fazer contato com aqueles e aquelas que ainda estejam indecisos de seus posicionamentos, via redes sociais, pressionando para que sejam contrários à proposta na votação.

Rivânia defende que é de extrema relevância que não só os servidores públicos, mas também a população em geral, faça parte deste debate, tendo em vista que a PEC 32 representa um enorme risco à sociedade brasileira, principalmente à parcela mais pobre e dependente dos serviços públicos e suas políticas sociais.

 

Revista Universidade e Sociedade abre processo para submissão de artigos

 A diretoria do ANDES-SN, a partir de resolução do 39º Congresso, deliberou que o tema central do número 69 da Revista Universidade e Sociedade será “Políticas Educacionais, desafios e dilemas“. A revista propõe temas, tais como: Future-se; escolas cívico militares; ensino domiciliar; educação inclusiva; BNCC; BNC da formação de professore(a)s; papel do ENE na defesa da educação pública, gratuita e laica; Reuni digital; diretrizes curriculares para formação de professore(a)s.

Os artigos enviados deverão obedecer à normatização da circular 248-21 e ser submetidos até o dia 1º de outubro de 2021. Indicamos que os artigos devem ser encaminhados para o endereço eletrônico: andessp@andes.org.br.

Além dos artigos temáticos, também são aceitos artigos sobre questões da educação superior brasileira tais como: estrutura das universidades, sistemas de ensino e aprendizagem, relação entre universidade e sociedade, condições de trabalho, questões de cultura, gênero, raça, classe, artes, ciência e tecnologia, apresentação de experiências de organização sindical de outros países, além de resenhas críticas de livros.

Esta edição US69 também contemplará uma reportagem fotográfica, intitulada: “Memória das Lutas”. O ANDES-SN solicita o empenho do(a)s jornalistas das seções sindicais e todo(a)s o(a)s que puderem contribuir para que possam enviar fotos constantes do acervo dos sindicatos sobre essa temática.

Diretoria da APES divulga nota criticando processo de volta às aulas presenciais em Juiz de Fora

A Diretoria da APES divulgou, nesta terça-feira, uma nota a respeito da volta das aulas presenciais em Juiz de Fora, destacando a falta de debate com professores e professoras, falta infraestrutura e investimento para garantir a segurança de docentes e estudantes e uma série de razões pelas quais se posiciona contrária ao retorno das aulas presenciais no município, enquanto não forem garantidas as condições de completa imunização de toda a comunidade escolar, bem como as condições de trabalho e de manutenção dos protocolos sanitários nas instalações educacionais.

“Defendemos uma volta segura da educação com ampliação do investimento público para adequação de infraestrutura e contratação de profissionais da área, garantindo assim segurança sanitária, condições de trabalho e isonomia de acesso à educação”, diz a nota.

Leia a nota clicando aqui

 

Consu da UFJF aprova retorno gradual das atividades presenciais

O Conselho Superior da UFJF aprovou, na manhã de hoje, 14 de setembro, com 60% dos votos, mais uma etapa do retorno gradual das atividades presenciais da instituição, a partir do dia 18 de outubro de 2021, além de um segundo semestre suplementar, que terá início em quatro de outubro. A minuta do “ensino híbrido” prevê a possibilidade de oferta de disciplinas práticas, teórico-práticas e estágios, para os cursos que assim deliberarem em seus colegiados e departamentos, passando também pelas respectivas unidades, 

Também foi aprovado um período de adaptação de 15 dias, anterior ao retorno presencial das disciplinas, o que daria início às atividades, de forma híbrida, a partir do dia 3 de novembro. 

Outra pauta, aprovada na reunião extraordinária do Consu, foi um segundo semestre suplementar, com início em 4 de outubro, para os seguintes cursos: 

Curso Campus
Educação Física Governador Valadares
Enfermagem Juiz de Fora
Farmácia Juiz de Fora e Governador Valadares
Fisioterapia Juiz de Fora e Governador Valadares
Jornalismo Juiz de Fora
Medicina Juiz de Fora e Governador Valadares
Nutrição Governador Valadares
Odontologia Juiz de Fora e Governador Valadares
Rádio, TV e Internet Juiz de Fora

No início da reunião, ainda na sexta-feira, a APES solicitou que a deliberação pudesse ser adiada para o dia 17 de setembro, sem que o debate fosse prejudicado, para que a entidade pudesse realizar assembleia de forma a deliberar sobre a minuta do “ensino híbrido”. Após votação, o encaminhamento não foi acolhido pelo Consu. Desta forma, em respeito à categoria, ao debate realizado ao longo de diversas assembleias e à deliberação reafirmada em assembleia do dia 11 de agosto, a representação da APES se posicionou contrária a ambas as minutas, seguindo na defesa de um retorno presencial seguro e com ampla vacinação da população. 

“A cada reunião do Consu da UFJF, mais atividades presenciais têm sido aprovadas. Na reunião anterior, aprovaram-se cursos intensivos presenciais em Governador Valadares e, nesta reunião, mais um semestre suplementar e a minuta do “ensino híbrido”, sem que tenha havido nem mesmo um levantamento de quais cursos, quais disciplinas e quantitativo de pessoas que estariam envolvidas no segundo semestre de 2021. Lamentamos que a instituição esteja seguindo a direção da flexibilização e relativização da pandemia e de suas consequências. No atual ritmo da vacinação no país, a maior parte da população pode estar imunizada nos próximos seis meses, o que daria uma perspectiva de retorno seguro de aulas e demais atividades presenciais na instituição para o primeiro semestre de 2022. Na quinta-feira, realizaremos nossa Assembleia e poderemos definir os encaminhamentos da entidade sobre esse processo de volta crescente de atividade presenciais na UFJF. Fica o chamado para a participação de todos e todas.” disse Augusto Cerqueira, da diretoria da Apes.

 

ANDES convoca convoca 13º Conad extraordinário

A diretoria do ANDES-SN convocou o 13º Conad Extraordinário, com o tema central “Conjuntura e Congresso do ANDES-SN”. O encontro acontecerá remotamente, através de plataforma na internet, nos dias 15 e 16 de outubro.

As seções sindicais, sindicalizados e sindicalizadas têm até às 23h59 do dia 30 de setembro para enviar a contribuição ao caderno de textos do 13º Conad. Não haverá anexo ao caderno de textos.

O credenciamento de delegados, delegadas, observadores e observadoras eleitos nas assembleias de base pode ser feito, exclusivamente pelo site https://credenciamento.andes.org.br, até 8 de outubro.

As especificações para o envio de contribuições ao Caderno de Textos e mais informações sobre credenciamento constam na circular 323/2021. Leia aqui.

Confira a matéria na íntegra do ANDES-SN.

 

Comunicado sobre funcionamento das atividades da APES

 

A Diretoria da APES decidiu suspender as atividades presenciais em nossa sede a partir de 16 de março, como medida de prevenção contra a propagação do COVID-19 (coronavírus). A APES se manterá atuante na defesa dos professores e das professoras e na trincheira de luta pela educação pública.
Disponibilizamos a seguir os seguintes canais de comunicação, por cada setor:
Fale Conosco – (32) 99160-9007
(32) 99109-2284

Secretaria: denise@apesjf.org.br
Tesouraria: ronaldo@apesjf.org.br - 32991605284
Plano de Saúde: beth@apesjf.org.br Jornalismo: apesjf@gmail.com
Assessoria Jurídica: leocastroadv@hotmail.com, Telefones: (32) 3216-7890 e (32) 99931-6924

Para receber mensagens pela lista de transmissão da APES, envie mensagem de whatsapp para (32)991586940, com nome completo, instituição, unidade e a palavra “aceito”

 Não responda a esse email

As mensagens à APES devem ser enviadas pelo faleconosco@apesjf.org.br. Somente desta forma poderão ser respondidas pela entidade.


 
<