3J: APES participa de mobilizações em JF e GV

A APES mais uma vez participou das mobilizações realizadas neste sábado, 3 de junho. No Brasil e no exterior foram mais de 180 cidades com registros de atos presenciais, que foram antecipados pelas recentes denúncias de superfaturamento e pedidos de propina nas negociações de vacina pelo governo de Jair Bolsonaro. 

Em Juiz de Fora, o ato teve organização de 43 entidades e, como de costume, a mobilização teve início às 10 da manhã, no Parque Halfeld, tomando, em seguida, as principais ruas do centro da cidade, rumo à Praça Antônio Carlos. Em Governador Valadares, com a organização de 18 entidades, houve ato no Mercado Municipal também na parte da manhã, e diversas faixas espalhadas pelas ruas e viadutos da cidade, denunciando os altos preços dos alimentos e do gás de cozinha, e a corrupção na compra de vacinas.

Em fala realizada no ato em Juiz de Fora, o presidente da APES, Augusto Cerqueira, ressaltou a grande tarefa de tirarmos do poder este governo que está exterminando a população. “Este projeto que está em curso é o projeto ultraliberal, de extrema direita, fascista e de genocídio da população. Isso ficou claro, quando no início da pandemia se falava: o vírus não escolhe classe social. Isto é mentira. Pois quem está morrendo são os pobres e pretos desse país. Morrem por ação do Estado. É por isso que temos que estar nas ruas. Quero ainda dialogar com a educação e com a rede federal. A situação da rede federal é caótica: intervenção, falta de orçamento, falta de recursos. Se tivéssemos que voltar à atividade presencial, além de propagar a Covid-19, nosso trabalho seria inviável pelo orçamento que hoje as universidades e institutos têm”.

Como nos atos anteriores, as mobilizações do 3J foram realizadas seguindo protocolos de segurança, com distanciamento, uso de máscaras e recomendações de uso de álcool em gel. Centenas de máscaras e álcool em gel foram distribuídos aos manifestantes pela comissão de saúde do ato. A APES também distribuiu máscaras PFF2, além de camisas, bandeiras e cartazes. E para os que não puderam comparecer aos atos, foi elaborada a campanha virtual, com publicação de cards nas redes sociais da entidade, durante todo o sábado.

Confira alguns registros do 3J em Juiz de Fora e Governador Valadares:

Juiz de Fora:

Governador Valadares: