Tem início a Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária Popular

Teve início nesta segunda-feira, 15 de maio, a 10ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária Popular, JURA, que em 2023 tem como tema “Reforma Agrária Popular: Em Defesa da Natureza e de Alimentos Saudáveis!”. O evento é realizado em parceria do MST com a UFJF, com apoio de diversas entidades, entre elas a APES. 

A mesa de abertura foi realizada no Anfiteatro de Estudos Sociais e teve como tema “Serviço Social e os desafios da questão agrária para o trabalho profissional”, com a participação das professoras Cristina Bezerra e Raquel Santos Sant’Ana. Na parte da tarde, foi realizada a oficina Questão Agrária e Serviço Social”, com José Amilton de Almeida e Michelle Neves Capuchinho (MST). Também neste dia teve início a “Feira da reforma agrária Gabriel Pimenta”, em homenagem a este lutador de Juiz de Fora que desempenhou importante papel na luta pela terra, advogando para os movimentos sociais do campo em Goiás, Conceição do Araguaia e, finalmente, em Marabá, no estado do Pará, onde foi assassinado. 

Para Michele Capuchinho, do MST, é “uma felicidade para todes nós estarmos juntos na décima JURA de forma presencial, retomando espaços de debate, de trocas de conhecimento e de muita reflexão em torno do tema da Reforma Agrária. Estamos tendo feira homenageando Gabriel Pimenta, um grande lutador de Juiz de Fora, com essa força e beleza que começamos e vamos ter ainda muitas atividades. Viva a reforma agrária popular e nossa parceria histórica com a UFJF”!

A programação da JURA segue até o dia 6 de junho, com diversas atividades no campus da UFJF e no assentamento Dênis Gonçalves, em Chácara e Goianá. O evento é gratuito e une conhecimentos populares, técnicos e acadêmicos, para que sejam construídas ações e propostas para além do ambiente universitário.

Confira a programação da semana aqui .

A JURA é realizada pela UFJF e tem o apoio das seguintes faculdades, entidades e organizações: APES, DCE, PROEX, PROAE, Faculdade de Serviço Social, ICH, FACED; apoios TBC-Rede/UFJF, GEA/UFJF, PoEMAS/UFJF, NuGea/UFJF, CREPEIA/UFJF, Inova Rumos, CaTur, Levante Juventude, MAM, Armazém do Campo Juiz de Fora, COMSEA.