ANDES-SN publica nota sobre o coronavírus e convoca “guerrilha virtual” para amanhã

Após a reunião de setores das IFES e das IEES/IMES realizada nos dias 14 e 15 de março, o ANDES-SN publicou uma nota convocando a categoria a manter a mobilização.

A nota destaca o aumento do emprego e do subemprego no país e a epidemia de doenças já controladas, como o sarampo, que retornam ao cotidiano por falta de investimentos do governo em prevenção. Em relação ao coronavírus, a nota afirma:

No Brasil, a pandemia restringe a “mobilidade” das pessoas, mas não freia a sanha dos governos de extrema direita em tirar direitos do(a)s trabalhadore(a)s, as votações no Congresso Nacional, até o momento, não pararam e, assim, continuam as articulações para tentar retirar mais direitos do(a)s trabalhadore(a)s, dos quais são exemplo a reforma administrativa, a PEC nº 186/20, conhecida como PEC Emergencial, que pode chegar a congelar e até mesmo cortar 25% dos salários; a PEC do Pacto Federativo que, em última instância, pretende desobrigar e desindexar a realização de gastos públicos, especialmente na saúde e na educação; e a PEC dos Fundos Públicos, que pretende fazer com que a verba dos fundos seja prioritariamente gasta com pagamento da dívida pública.

A nota destaca, portanto, a necessidade da categoria se manter mobilizada. Se por uma questão de saúde pública não haverá atos nas ruas, “o ANDES-SN orienta as seções sindicais e o conjunto do(a)s professore(a)s a estarem atento(a)s às contrarreformas do governo federal e dos governos estaduais e municipais. No dia 18 de março, manter a greve e a mobilização com “guerrilha virtual” e panfletagens em espaço de trânsito da classe trabalhadora, respeitando a realidade de cada local.”

Em defesa da Saúde Pública e Gratuita!

Pela Imediata Revogação da Emenda Constitucional 95!

Em defesa das Liberdades Democráticas – Ditadura nunca Mais!

Leia nota na íntegra