APES participa do 11º CONAD Extraordinário do ANDES-SN

Teve início no sábado, dia 27 de março, o 11º CONAD Extraordinário. O encontro tem como tema central “Em defesa da vida, dos serviços públicos e da democracia e autonomia do ANDES-SN” e ocorre em formato virtual devido à pandemia da Covid-19. O evento teve a participação da APES, tendo o professor Augusto Cerqueira como Delegado e os docentes Leonardo Andrada e Lisleandra Machado como observadores/Suplentes.

“O CONAD  se dá num momento extremamente grave para o país, e para os trabalhadores e trabalhadoras de uma maneira especial, em que ao lado da crise sanitária, que lamentavelmente já levou a vida de mais 310 mil brasileiros, uma crise do capital se aprofunda no país, aumentando a miséria e os ataques aos direitos de quem trabalha. A conjuntura indica a necessidade urgente de união”, disse Augusto Cerqueira, da direção da APES

Abertura

A plenária de abertura foi conduzida pela presidente do ANDES-SN, Rivânia Moura e contou com 220 participantes, sendo 62 delegados e delegadas, 113 observadores e observadoras, 32 diretores e diretoras, e convidados/as. Representantes de 62 seções sindicais do ANDES-SN participaram do evento.

Plenárias 

Após a abertura, foi realizada a plenária de instalação, com aprovação do regimento, do cronograma e da pauta do 11º Conad Extraordinário do ANDES-SN. No período da tarde, professores e professoras debateram ainda conjuntura na plenária no Tema I e a realização do próximo Congresso do ANDES-SN na plenária do Tema II.

Fora Bolsonaro

Em relação ao tema 1, professores e professoras convergiram suas análises ao apontar a necessidade de unidade ampla da classe trabalhadora, pelo Fora Bolsonaro e a luta contra a reforma administrativa, em defesa das instituições, com relação aos cortes orçamentários e a necessidade de se manter a autonomia e a democracia nas Instituições Federais de Ensino. 

CONADs a cada 3 meses

Com relação ao tema 2, o debate indicou a aprovação do Texto Resolução 7 que indica a realização de CONADs a cada 3 meses e de Reuniões dos Setores do ANDES-SN, com eleição de delegado em assembleia e poder deliberativo.

Continua no próximo sábado

O CONAD Extraordinário não terminou neste final de semana, levando as deliberações referentes ao Plano de Lutas dos Setores, com o Tema III e a plenária de encerramento para o próximo sábado,  no dia 3 de abril.

Adicionalmente, a plenária do tema 2 foi encerrada antes da hora. A interrupção foi devido à notícia de falecimento, em função da covid, de um funcionário de uma seção sindical.