O Comando Local de Mobilização da APES tem implementado ações para envolver a categoria docente em torno da campanha salarial 2024. Durante a Mesa Nacional de Negociação Permanente ocorrida no dia 29 de agosto, o Governo Federal informou a reserva de cerca de R$ 1,5 bilhão para realizar o reajuste salarial dos servidores públicos em 2024. O valor representa um reajuste de menos de 1% para a classe.
Desde então, o ANDES-SN e demais entidades representativas vêm realizando mobilizações em Brasília e promovendo ações em âmbito nacional. Neste sentido, o Comando Local de Mobilização da APES vem desenvolvendo diversas ações, como:
- Reuniões frequentes da comissão local de mobilização;
- Confecção e distribuição de faixas para os dois pórticos da UFJF, no Colégio de Aplicação João XXIII e no IF Sudeste MG;
- Confecção de banner para a sede da APES e para o Colégio de Aplicação João XXIII;
- Conversas e panfletagem nas unidades;
- Mobilização nas redes sociais.
O Comando também trabalhou na redação da Pauta Local de Reivindicações que está sendo discutida pelo Conselho de Representantes da APES.
Neste sentido, a APES convoca a categoria docente para participar ativa e presencialmente das atividades do sindicato e de construir coletivamente a campanha salarial 2024, por meio do mote “Negocia, governo! Vem pra luta!”. Reforçamos a importância da participação nas reuniões do Comando de Mobilização, nas assembleias da APES e nas demais ações propostas pelo sindicato, atendendo ao chamado nacional para a construção da luta unitária em defesa das e dos servidores públicos federais.