Representantes da APES se reuniram com a administração superior da UFJF nesta terça-feira, 8 de outubro, para levar à reitoria o posicionamento da entidade sobre a Minuta PIT/RIT. A reunião foi uma deliberação da assembleia realizada no dia 3 de outubro, que aprovou a posição do sindicato sobre a Minuta e a solicitação de audiência com a reitoria. Estiveram presentes, pela APES, os diretores Augusto Cerqueira e Francisco Manfrini. Pela UFJF, participaram a reitora Gilene Alves, o vice-reitor Telmo Ronzani e o Secretário Geral Álvaro Quelhas.
O professor Augusto Cerqueira entregou aos representantes da reitoria a Análise da Minuta PIT/RIT construída a partir dos debates de assembleia e do trabalho da comissão instituída pela APES para o estudo do documento. Augusto fez uma breve contextualização sobre a normativa PIT/RIT e apresentou as principais preocupações da categoria quanto ao documento. Destacou, em especial: a manutenção do caráter punitivista documento, resquício da tentativa de implementação do controle do trabalho docente em 2018; a possibilidade do documento, nos termos em que se encontra, se tornar um instrumento de ranqueamento dos professores e professoras; a ausência, nos considerandos da Minuta, de uma justificativa sobre a necessidade e o teor da normativa; a proposta de ampla divulgação do PIT/RIT, medida que pode criar constrangimento aos docentes e que possibilita mecanismos de assédio. O professor Francisco Manfrini trouxe para a reunião a experiência implementada no IF Sudeste MG e seus desafios, enfatizando como tal documento pode ser utilizado por governos para seus projetos de expansão das instituições federais de ensino, sem o aporte de recursos humanos e financeiros necessários.
A reitora Girlene Alves e demais representantes na reunião reafirmaram o compromisso da gestão em garantir o debate rico e amplo da Minuta, no tempo que for necessário, no intuito de construir um documento que expresse o caráter diversificado e intenso do trabalho docente e que garanta a proteção deste trabalho. O vice-reitor, Telmo Ronzani, registrou que tal debate reflete a discussão sobre diferentes visões da universidade, e que cabe à gestão respeitar essa diversidade, sem que a instituição perca sua função. O Secretário Geral, Álvaro Quelhas, registrou a importância dos destaques apresentados pela APES e pelos possíveis destaques que serão apresentados por demais unidades, como elementos para conduzir a discussão.
A votação da minuta é pauta da Reunião Extraordinária do Consu desta quarta-feira, 9 de outubro, e terá como representante da APES o presidente do sindicato, Jean Ramos.