APESJF completa hoje 35 anos de luta

Hoje, a APESJF-SSind completa 35 anos. Fundada no dia 1º de julho de 1978, a entidade celebra uma história marcada pela defesa intransigente dos direitos dos professores. A memória de luta irradia alegria nessa data e renova o compromisso da categoria com a educação pública, gratuita, democrática, autônoma, de qualidade e socialmente referendada.

A festa em celebração dos 35 anos da APESJF-SSind será realizada no dia 13 de julho. Entre os dias 20 de junho e 5 de julho, o associado poderá retirar até dois convites na secretaria da seção sindical.

 

Confira um pouco da história da fundação da APESJF-SSind:

Em 12 de junho de 1978 professores da UFJF lançaram manifesto convocando os docentes para a Criação da APESJF. O Manifesto chamava os professores para participarem da primeira Assembleia no dia 17 de junho a fim de fundar a ASSOCIAÇÃO DE DOCENTES DE ENSINO SUPERIOR DE JUIZ DE FORA.

Nela formou-se uma “Comissão Pró Fundação e Adesão à Associação dos Professores de Ensino Superior de Juiz de Fora” que convocou a Assembleia de Fundação da APES, com a seguinte ordem do dia: “Assembleia Geral dos Professores Universitários de Juiz de Fora, a ser realizada dia 1o. de julho de 1978, às 9:00 horas, no salão da Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Machado Sobrinho e na qual será fundada a associação, eleita a diretoria provisória e discutidos os princípios estatutários”.

Em 1º. de Julho de 1978, sob a Presidência do Professor Avelino Gonçalves Kock Torres (Engenharia) e Secretariada pelo Professor Adilson de Assis Alvim (Machado Sobrinho) com a presença de 46 Professores, foi fundada a APES, sendo aprovada por unanimidade a seguinte resolução: “Fica fundada no dia primeiro de julho de mil novecentos e setenta e oito a associação, que passará a denominar-se ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR DE JUIZ DE FORA – APES/JF, que congregará em seus quadros todos os professores das instituições de ensino públicas e particulares de Juiz de Fora, como sociedade sem fins lucrativos, de natureza civil, autônoma e com personalidade jurídica”.

Também foi aprovado que “todos aqueles que assinarem a presente ata de assembleia de fundação da associação, serão considerados sócios efetivos fundadores, quando ocorrer até 60 (sessenta) dias após a data da sua constituição”. A ata foi assinada por 158 professores.

Em nova Assembleia, ocorrida no dia 16 de setembro de 1978, foi aprovado o Estatuto da entidade e no dia 16 de outubro de 1978, nas dependências da Faculdade Machado Sobrinho, foi realizada a eleição direta da primeira diretoria da APES.

Em 1981, a APESJF participou ativamente na fundação da ANDES-SN, transformando-se em Seção Sindical em 10 de setembro de 1992.

Documentos: Manifesto pela criação da APES / Referências: documentos e fotos existentes nos arquivos da APESJF; consultas aos Professores José Carlos de Castro Barbosa, Shirley Lucindo Torres, Gilvan Procópio Ribeiro e Márcio Antônio de Oliveira.

1