Informes Nacionais

ANDES-SN realiza I Seminário Nacional Estado e Educação

A Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior, por meio do Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE), realizou o VI Seminário Nacional Estado e Educação, entre os dias 24 e 25 de setembro, que teve como tema  “A contrarreforma da educação brasileira em tempos de pandemia”.

Leia o InformANDES especial sobre o legado de Paulo Freire

Leia o InformANDES Especial sobre o legado de Paulo Freire. Confira aqui.

Prazo para pedir isenção da taxa do ENEM vai até o dia 26

Estudantes que queriam pedir a isenção de taxa de inscrição para o ENEM 2021 tiveram até o dia 26 de setembro para isto. O prazo, que havia expirado no meio do ano, foi reaberto por conta de uma decisão unânime do Supremo Tribunal Federal, em resposta a um questionamento realizado por organizações estudantis e movimentos sociais. Dez partidos políticos também apoiaram a ação, segundo a Agência Brasil.

Revista Universidade e Sociedade recebe artigos até 15 de outubro

O prazo para envio de contribuições para a Revista Universidade e Sociedade, do ANDES-SN, foi prorrogado. A submissão de artigos poderá ser feita até o dia 15 de outubro. O tema central da edição 69 é “Políticas Educacionais, desafios e dilemas”.

A revista propõe temas, tais como: Future-se; escolas cívico militares; ensino domiciliar; educação inclusiva; BNCC; BNC da formação de professore(a)s; papel do ENE na defesa da educação pública, gratuita e laica; Reuni digital; diretrizes curriculares para formação de professore(a)s.

Os artigos enviados deverão obedecer à normatização da circular 248-21 e devem ser encaminhados para o endereço eletrônico: andessp@andes.org.br.

Texto-base da PEC 32 é aprovado na Comissão Especial da Câmara

Após várias manobras da base do governo e a apresentação de sete textos substitutivos por parte do relator deputado Arthur Maia (DEM-BA), a Comissão Especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32 aprovou, no final da quinta-feira (23), o texto-base do relator. Foram 28 votos favoráveis e 18 contrários ao sétimo parecer da Reforma Administrativa, que foi apresentado às 10h46 desta mesma quinta.

Confira Análise Jurídica do Substitutivo da Reforma Administrativa

O ANDES-SN divulgou, no dia 27 de setembro, a Nota Técnica nº 3, que analisa juridicamente o Substitutivo do Relator da Reforma Administrativa, que foi encaminhado à  Comissão Especial para proferimento de parecer. Clique aqui para baixar  

Informes Locais

Assembleia da APES reafirma posição contrária à volta presencial na UFJF

Professoras e professores da UFJF e do IF Sudeste MG, reunidos em assembleia virtual, no final da tarde de quinta-feira, 16 de setembro, reafirmaram a posição, já aprovada em assembleias anteriores, de defesa do retorno presencial somente com ampla vacinação e controle da pandemia no país. Dentro desta deliberação, indicaram que a APES deve continuar e intensificar o desenvolvimento de ações, junto às entidades da UFJF, Sintufejuf e DCE, no que se refere à defesa de condições sanitárias e de condições de trabalho para professoras e professores, além da ampliação do diálogo com os docentes que estão desenvolvendo atividades presenciais.

A APES chama a categoria para mobilização em Brasília

A APES buscou representantes que se interessassem em integrar a mobilização contra a PEC 32, junto ao ANDES-SN, em Brasília. As manifestações estão se realizando entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro, avaliando a possibilidade de permanecerem até o dia 02/10, para o ato FORA BOLSONARO. 

Consu da UFJF revoga suspensão das atividades presenciais na UFJF

Em reunião realizada nesta sexta-feira, 24 de setembro, o Conselho Superior da UFJF decidiu acatar a recomendação do Comitê de Monitoramento e Orientação de Condutas sobre o novo Coronavírus (Sars-Cov-2) da UFJF, revogando a suspensão das atividades presenciais na UFJF para que a instituição possa se preparar para o retorno gradual às atividades presenciais. 

Assim, a Resolução 10/2020, que suspende as atividades presenciais durante a pandemia, foi prorrogada até o dia 4 de outubro.  Uma nova Resolução para definição das atividades presenciais na UFJF será avaliada em nova reunião do Consu, no dia 30 de setembro.

UFJF discute retomada das atividades presenciais

Nesta quinta-feira, 30 de setembro, o Conselho Superior da UFJF irá discutir uma Minuta que estabelece diretrizes para retorno gradual das atividades presenciais da UFJF. A Minuta completa pode ser lida aqui.

A minuta, que será discutida na próxima assembleia da APES, foi proposta após a aprovação, pelo Consu, da resolução 52/2021. A nova resolução determina a publicação de um novo documento que regulamentará o retorno gradual ao trabalho presencial.

Representantes da APES irão a Brasília para mobilização contra a PEC 32

A APES enviará a Brasília representantes para a mobilização contra a Proposta de Emenda Constitucional 32 da Reforma Administrativa. A intensificação das manifestações durante esta semana têm como objetivo barrar a aprovação da PEC 32 na Câmara. O texto-base da  Reforma Administrativa foi aprovado na última quinta-feira, 23 de setembro, na Comissão Especial da Câmara. Além das mobilizações em Brasília, é necessário que a base esteja engajada também nos ações de pressão aos parlamentares e nas redes sociais, para que a PEC 32 seja barrada no Plenário da Câmara.

Pressão contra a PEC 32 é intensificada em Brasília

As manifestações em Brasília contra a Reforma Administrativa seguem intensificadas nesta semana, na expectativa de barrar sua aprovação na Câmara. É o que relatam os representantes da APES presentes nos atos nacionais, Leonardo Andrade e Lisleandra Machado.  As ações começaram no dia 28 de setembro, no aeroporto da capital federal, onde, segundo Lisleandra, os manifestantes acompanharam a chegada dos parlamentares e demais presentes no vôo com as palavras de ordem: “Diga Não à PEC32”, “Diga Não à PEC da Rachadinha”, “Diga Não à PEC da Corrupção” e “Se voltar não volta!”. De acordo com os representantes da APES, a ação teve grande participação, com a presença de diversas organizações sindicais além do ANDES e Fasubra, como Sindlegis, Sinasefe, Fenajufe