Atos e manifestações pedem revogação do Novo Ensino Médio em atos por todo o país 

Manifestações, atos e protestos pedindo a revogação do Novo Ensino Médio se espalharam por todo o país no que parece ser o início de um grande movimento para reverter as mudanças aprovadas ainda no Governo Temer e que tiveram rejeição de educadores, professores e estudantes. De acordo com a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, Ubes, mais de 50 atos foram realizados em cidades de todo o país no ontem, dia 15 de março.

Estudantes secundaristas do Instituto Federal do Piauí, campus do Centro de Teresina, protestaram na parte da manhã de ontem pela revogação do Novo Ensino Médio. O protesto teve passeata nas vias do Centro. Já em São Paulo, o protesto se iniciou por volta de 9h, no vão livre do Masp, na Avenida Paulista, e a passeata teve como destino a Assembleia Legislativa de São Paulo. Na capital federal, estudantes do ensino médio se reuniram na Esplanada, em frente ao Museu Nacional da República. O protesto contou com a participação de movimentos estudantis e do Sindicato dos Professores da Rede Pública (Sinpro-DF). No sul do país, em Porto Alegre, estudantes, professoras e professores se aglomeraram em frente ao Colégio Estadual Júlio de Castilhos. Em Campinas, a manifestação ocorreu em frente à Prefeitura Municipal.

InformANDES Especial

Para subsidiar o debate e fortalecer a luta pela Revogação do Novo Ensino Médio, o ANDES-SN lançou um InformANDES Especial sobre o tema. Elaborado pelo Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE) do Sindicato Nacional.

O informativo está sendo utilizado como material de agitação na mobilização contra o Novo Ensino Médio. Os protestos, convocados pelas entidades do movimento estudantil e sindical do setor da Educação, têm o objetivo de  pressionar o governo federal para reverter os retrocessos impostos ao processo de ensino e aprendizagem de crianças e jovens brasileiros e brasileiras. Atos estão previstos em várias cidades por todo o país. 

Confira aqui o InformANDES Especial 

ANDES-SN reivindica revogação do Novo Ensino Médio

Já no começo deste ano, o ANDES-SN apresentou à equipe de transição do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, a carta “Onze pontos programáticos em defesa da Educação Pública”. 

O documento reivindica, em seu ponto oitavo, a revogação do Novo Ensino Médio e da Resolução CNE/Cp 02/2019, que altera as diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professores e professoras para a Educação Básica (BNC formação), que está articulada com a Reforma do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Básica. “Esses dispositivos rebaixam a formação universitária do(a)s docentes da educação básica e a formação da juventude em geral”, afirma o Sindicato Nacional.

Herança de Temer

O Novo Ensino Médio foi criado pelo governo do ex-presidente Michel Temer (MDB), em 2017. Conforme o cronograma, as mudanças começaram a ser colocadas em prática no ano passado. 

O projeto de Reforma do Ensino Médio foi enviado ao Congresso Nacional pelo então presidente Michel Temer, em setembro de 2016 (MP 746). A proposta, elaborada de forma antidemocrática e unilateral, sem ouvir educadores, educadoras e estudantes, promoveu um verdadeiro retrocesso no processo de ensino. 

Milhares de protestos, ocupações estudantis e greve de docentes, técnicos e estudantes eclodiram no país, para tentar barrar a proposta, que acabou aprovada no Congresso Nacional. Entidades sindicais e movimentos da sociedade civil organizada, ligados à educação, como também partidos políticos e o Ministério Público Federal se manifestaram contra a proposta que foi sancionada em 2017.

Com informações do ANDES-SN