Clipping do ANDES-SN

Clipping ANDES-SN 11/10

O clipping ANDES-SN é um mecanismo para informar e acompanhar o registro diário de notícias veiculadas na mídia tradicional brasileira. Este material tem o objetivo de manter nossa base sindical informada sobre os assuntos pertinentes publicados na imprensa. As informações contidas nestas reportagens são de inteira responsabilidade dos veículos de imprensa e não refletem, necessariamente, a opinião deste Sindicato.

Colégio Loyola anula prova com texto crítico a Bolsonaro e alunos protestam – Hoje em Dia

Uma prova aplicada aos alunos do 2º ano do ensino médio de um dos mais tradicionais centros educacionais de Belo Horizonte, o colégio jesuíta Loyola, localizado na região Centro-Sul da capital, virou assunto nacional nesta quinta-feira (10), após a anulação do teste pela instituição, o que culminou em uma grande mobilização nas redes sociais.

http://tiny.cc/idedez

Número de vagas não preenchidas volta a crescer no ensino superior – Site Diário do Litoral

A taxa de vagas não preenchidas no ensino superior brasileiro voltou a crescer em 2018 e chegou a 55,7% após de um leve recuo em 2017 (51,5%). É o terceiro ano seguido em que mais da metade das vagas oferecidas na modalidade presencial ficam ociosas.

http://tiny.cc/8fedez

Ranking nacional tem quatro universidades paranaenses no top 30 – Site Gazeta do Povo

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a instituição de ensino superior que recebeu a maior nota no ranking de universidades elaborado pelo jornal Folha de S. Paulo – o Ranking Universitário da Folha (RUF). Com 92,02 de avaliação, a UFPR aparece como a oitava melhor do país – na ponta da lista estão a Universidade de São Paulo (USP), com 98,02; Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com 97,09; e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 97,00.

http://tiny.cc/xjedez

A bióloga do Piauí que trabalha com o ganhador do Nobel de Medicina 2019 Site Guia do Estudante

Vinda de duas grandes universidades públicas brasileiras, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Universidade de São Paulo (USP), a piauiense Joanna Carola ganhou na última terça (8) mais um motivo para se orgulhar de sua trajetória. O seu mentor na Universidade de Oxford — onde Joanna desenvolve doutorado na área de Ciências Biológicas — foi agraciado com o Nobel de Medicina de 2019. Joanna é a única brasileira na equipe de pesquisas de Peter Ratcliffe. 

http://tiny.cc/z7edez


Ufal rejeita ‘Future-se’, projeto federal que muda administração de universidade –Portal GazetaWEb.

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) rejeitou, em sessão extraordinária do Conselho Universitário (Consuni), realizada nesta quinta-feira (10), o Programa Institutos e Universidades Empreendedoras e Inovadoras – Future-se. A sessão foi proposta para debater o projeto de lei do Governo Federal que modifica a forma de administração e financiamento das universidades públicas. 

http://tiny.cc/7bfdez

MEC afirma estar trabalhando para melhorar acessibilidade no Enem- Portal Câmara do Deputados

Em audiência que discutiu a acessibilidade nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019, o representante do Ministério da Educação garantiu que a pasta tem feito o possível para incluir cada vez mais pessoas no exame. Segundo Camilo Mussi, diretor de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o órgão também está aberto a demandas e sugestões.

http://tiny.cc/bjfdez

Parceria leva alunos da USP a estudarem vírus HIV nos Estados Unidos – Site Jornal da USP

Assim como Nayara, Flávio Mesquita também está realizando sua pesquisa na universidade norte-americana. “Meus orientadores possuem um grande nome na área e muito conhecimento, então cada reunião ou discussão científica acaba se tornando um enorme aprendizado. A universidade nos proporciona uma incrível infraestrutura, o que facilita muito nosso trabalho.”

http://tiny.cc/nmfdez

Anulação de prova com crítica a Bolsonaro divide escola em Bh – JornalOTempo

Tem gente que acha que escola é à la carte”

http://tiny.cc/cyfdez

Governo do RN comunica que não vai aderir a modelo cívico-militar em escolas – Portal G1 RN Inter TV

O Governo do Rio Grande do Norte comunicou nesta terça-feira (1) que não vai aderir ao modelo cívico-militar em duas de suas escolas, como proposto pelo Governo Federal. Em nota, divulgada pela Secretaria de Educação e da Cultura do RN, o governo estadual afirma que a decisão se deu “reafirmando os princípios constitucionais como diretrizes que asseguram um ambiente educativo plural”. Além disso, o Governo afirma a falta de tempo hábil para discussão do tema.

http://tiny.cc/wdftdz


Após MEC anunciar liberação de verba, reitor da UFBA diz que valor não é suficiente: ‘Vamos continuar brigando’ Portal G1 Bahia Rede Bahia

Após o anúncio do descontingenciamento de R$ 1,156 bilhão para as instituições federais, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na segunda (30), o reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), João Carlos Salles, afirmou que o valor ainda não é suficiente para o pleno funcionamento das unidades.

http://tiny.cc/gjftdz

Após MEC desbloquear R$ 24 milhões, UFPR descarta suspender aulas – Portal G1   Paraná RPC TV

Reitor da instituição afirmou que a medida foi importante, mas não suficiente para que a universidade termine o ano sem dívidas. Anúncio do envio da verba foi feito pelo Ministério da Educação.

http://tiny.cc/8yftdz

Professores fazem paralisação e suspendem aulas na UnB por 48 horas – Site Metrópoles

Professores da Universidade de Brasília (UnB), iniciarão, nesta quarta-feira (02/10/2019), uma greve de 48 horas em protesto aos cortes orçamentários nas instituições públicas. O alvo da manifestação é também o Future-se, programa do Ministério da Educação (MEC) que vai captar recursos junto à iniciativa privada.

http://tiny.cc/a3ftdz


Professor da UFFS relata perseguição política – Site Gazeta do Povo

Fundada há dez anos, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) vive um dos momentos mais tumultuados de sua história. O reitor indicado pela presidência e nomeado no dia 30 de agosto, Marcelo Recktenvald, precisou despachar em um gabinete provisório dentro da Procuradoria Federal de Chapecó (SC) entre 30 de agosto e 20 de setembro, enquanto a reitoria permaneceu ocupada por manifestantes.

http://tiny.cc/l8ftdz

Professores e entidades estudantis e de trabalhadores de instituições de Ensino Superior prometem participar de greve Movimento foi convocado pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior –Site Gaúcha ZH

Professores, entidades estudantis e representativas dos trabalhadores técnico-administrativos de instituições de Ensino Superior público prometem adesão à Greve Nacional da Educação, prevista para acontecer nesta quarta (2) e quinta-feira (3).  

http://tiny.cc/icgtdz

USP, Unicamp e Unesp brigam por aumento de teto para conter saída de professores – Jornal OGlobo

As três universidades estaduais se São Paulo querem rediscutir teto salarial dos professores no estado para conter a debandada de profissionais para universidades particulares e federais.

Recurso desbloqueado pelo MEC não é suficiente para encerrar ano letivo da Unifesp com custos pagos, diz instituição Portal G1

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) informou nesta terça-feira (1º) que o recurso desbloqueado pelo Ministério da Educação (MEC) não é suficiente para pagar todas as despesas até o fim do ano. Apesar disso, a instituição prevê que as aulas não sejam afetadas.

http://tiny.cc/icgtdz