Confira as informações do SemanAPES On Line

  • por
SemanApes
Confira deliberações da última assembleia da APESJF
Professores e professoras da UFJF e do IF Sudeste MG, reunidos em Assembleia no dia 24 de outubro, discutiram uma série de demandas que afetam diretamente o dia a dia dos docentes. As pressões do governo federal para que as IFES façam sua adesão à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criticada. A defesa do direito de férias para docentes em especialização foi debatida assim como as questões que emperram o cumprimento da ação judicial já vencida pela APESJF na questão do Auxílio Transporte.
Outro ponto importante da discussão foi a atuação do ANDES-SN  dentro do Congresso Nacional para tentar minimizar os males contidos no PL resultante do acordo entre Governo e Proifes. Ao todo foram 76 emendas que não poderão modificar as bases da proposta, mas poderão, ainda assim modificar alguns pontos.
As novas regras para a progressão dos docentes da carreira de EBTT também foi ponto de discussão, juntamente com o construção da Pauta Local de Reivindicações, que deverá ser apoiada por uma ampla consulta à base sobre as atuais condições de trabalho docente, tanto no IFSudesteMG, quanto na UFJF.Confira abaixo as deliberaçõesENCAMINHAMENTOS DA ASSEMBLEIA DE 24 DE OUTUBRO DE 2012:FÉRIAS NO PERÍODO DE AFASTAMENTO:
•             Encaminhar a questão na reunião do Setor das Federais e para a Assessoria Jurídica Nacional no sentido de avaliar a possibilidade de tratá-la em âmbito nacional.
EBSERH
•             Articular com as entidades que compõem o Comitê de Defesa do HU no sentido de garantir amplo debate da questão.
PROGRESSÃO E FÉRIAS NA CARREIRA EBTT:
•             Pautar no Setor das Federais com o intuito de proceder um levantamento sobre a forma como a questão está sendo tratada em âmbito nacional.
•             Solicitar a Assessoria Jurídica Nacional que realize uma avaliação sobre a questão.TRAMITAÇÕES E AÇÕES RELATIVAS AO PL
•             Participação na audiência pública em Brasília.
•             A APESJF-SSind já solicitou reuniões com os deputados federais da região com o objetivo de apresentar as propostas do ANDES-SN de alteração do PL e solicitando que eles participem da audiência se posicionando em defesa das nossas propostas.
•             Questionar na reunião do Setor das Federais sobre o andamento da ação que denuncia, na Organização Internacional do Trabalho, o ato antisindical do governo,PAUTA LOCAL:
•             A APESJF enviará aos docentes questionários de pesquisa sobre as condições de trabalho docente.
•             Solicitar aos diretores de Unidades e chefes de Departamentos que enviem aos docentes as orientações relativas ao questionário de pauta local que será encaminhado pela APESJF-SSind ainda na próxima semana.ELEIÇÕES PARA O CONSELHO DE REPRESENTANTES:
•             Proceder às eleições para representante dos aposentados ainda esse semestre. A eleição deverá ocorrer na sede da APESJF
•             O processo eleitoral para os demais Representantes deverá ocorrer após o recesso da Universidade nas Unidades.
Professora Marina Barbosa, da direção do ANDES-SN, fala à APESTV
       A Professora Marina Barbosa, da diretoria do Sindicato Nacional, explica, em entrevista à APESTV, as ações do ANDES-SN no Congresso visando modificações no PL Carreira. Foram 76 emendas, a maior parte delas na linha da proposta no ANDES.Confira clicando aqui   

 

APESJF tem audiência com Reitor da UFJF

A Diretoria da APESJF esteve reunida com o Reitor da UFJF, Professor Henrique Duque, para se apresentar e já tratar de demandas que afetam diretamente os docentes como a questão da adesão da Universidade à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. A diretoria denunciou o teor empresarial e privatizante da EBSERH e argumentou sobre a necessidade de que a comunidade universitária possa debater a questão. A APESJF, que compõe o Comitê em Defesa do HU, defende a realização de uma ampla discussão dentro da Instituição. O reitor se comprometeu pela realização dessa ampla discussão reforçando que seguirá a decisão tomada pela comunidade do H.U.A diretoria da APESJF tocou ainda na questão do Auxílio Transporte no sentido de que a universidade possa cumprir a decisão judicial que determina a volta do pagamento a todos os docentes que fazem jus a esse direito. A elaboração da Pauta Local de Reivindicações também foi assunto presente no encontro, já que a APESJF vai precisar do apoio da UFJF para coletar os dados necessários ao diagnóstico das condições de trabalho dos docentes da UFJF.Na audiência discutiu-se a questão da progressão dos professores na carreira EBTT. A APESJF defendeu a posição da garantia de que a progressão possa ser feita sem prejuízo aos docentes. Quanto a isso, o reitor informou que já foi montada uma comissão para estudar e avaliar a questão. Por fim, a APES reforçou a necessidade e importância que a Comissão de Festas retome suas atividades. Sobre esse ponto o reitor afirmou que acredita que até o final do próximo mês a Comissão já terá uma proposta a ser apresentada ao Conselho Superior.
APESJF se reúne com docentes do IF Sudeste MG no dia 07 de novembro para discutir Férias