Confira o primeiro SemanAPES de 2018

2018: APES convoca categoria para continuar a luta coletiva!

 

Termina hoje o envio de contribuições ao anexo do Caderno de Textos do 37º Congresso do ANDES
 

As seções sindicais e docentes sindicalizados do ANDES-SN têm até hoje, 5 de janeiro, para enviar as contribuições ao anexo do Caderno de Textos do 37º Congresso do Sindicato Nacional. Os textos deverão ser remetidos para a secretaria do ANDES-SN por e-mail (secretaria@andes.org.br). O anexo do Caderno de Textos será publicado no dia 10 de janeiro.

Credenciamento prévio

Para agilizar as inscrições no Congresso, o ANDES-SN ressalta a importância do credenciamento prévio, que poderá ser realizado até o dia 17 de janeiro. O credenciamento durante o evento poderá ser feito no dia 22 de janeiro, até às 18 horas.

Confira a circular com informações sobre o envio de textos e o credenciamento.

 

 

TAEs da UFJF suspendem greve e mantém mobilização contra a Reforma da Previdência
 

Depois de 37 dias paralisados, os técnico-administrativos em educação da UFJF decidiram seguir a orientação da Federação de Sindicato de Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação (Fasubra) de suspensão unificada da greve. Os TAES retomaram suas atividades no último dia 19 de dezembro no campus Juiz de Fora e no dia 20 em Governador Valadares.
A decisão foi tomada após o adiamento da votação da Reforma da Previdência para fevereiro de 2018. Considerando também a vitória de não ter sido mais colocada em pauta em 2017 a Carreira dos servidores no Congresso, o Comando Nacional de Greve (CNG) entendeu que o movimento paredista cumpriu o seu papel. Entretanto, a categoria se mantém mobilizada. Estão previstos atos no dia da leitura do texto pelo relator da Reforma (05/02), realização de manifestações no período do carnaval para dialogar com população e atos também no dia da votação em primeiro turno (19/02). Para ser aprovada, são necessários 308 votos favoráveis em dois turnos.

 

MST ocupa nova área na Zona da Mata mineira
 

Como parte para a solução da reintegração de posse do Acampamento Gabriel Pimenta, em Coronel Pacheco, 50 famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam uma área em Tocantins (MG) no último dia 26 de dezembro. As terras foram cedidas pelo Estado de Minas Gerais após uma intensa negociação com o Governo.
Segundo o comunicador do movimento, Dowglas Silva, não houve conflito policial nem com fazendeiros, e a vizinhança foi receptiva. A região é de pequenos produtores de frutas e hortaliças e viram a ocupação como positiva para a produção local. De acordo com Dowglas, o movimento estabeleceu diálogo com a Prefeitura de Ubá em busca de assistência relacionada à saúde e à educação dos assentados, e foram bem recebidos pela administração.
Os dois lotes cedidos pelo Estado tem cerca de 50 hectares e por isso, das 50 famílias que participaram da ocupação, só 12 poderão permanecer no local a princípio. Uma das áreas, inclusive, está muito degradada devido à pecuária e às queimadas, o que demandará dos novos ocupantes um processo de recuperação. As habitações já estão sendo construídas e assim que a recuperação ambiental da área for finalizada, os assentados iniciarão o plantio de hortaliças. Segundo Tatiana Gomes, coordenadora regional do MST, outras soluções estão sendo buscadas para o Acampamento de Coronel Pacheco, ocupado há 6 meses por 310  famílias.

 

Fotos Dowglas Silva (MST)

ANDES-SN divulga vídeo sobre Ciência e Tecnologia
 

O Grupo de Trabalho de Ciência e Tecnologia (GTC&T) do ANDES-SN divulgou na quarta-feira, 3 de dezembro, o vídeo “Dependência, Desenvolvimento e Política de Ciência e Tecnologia na América Latina”. O vídeo tem por base as discussões realizadas no seminário “Universidade e Política de C&T: por uma ciência e tecnologia para o povo”, ocorrido em Belo Horizonte (MG), nos dias 18 e 19 de julho de 2017.

O material traz o debate com o professor Nildo Ouriques (UFSC), que apontou críticas em relação ao atual processo de produção de C&T no país, às relações entre empresas, universidades e Estado. Discutiu as formas como são conduzidas as políticas para estas áreas e as graves consequências para o país.

 

Clique AQUI para assistir.

 

 

PEC da autonomia financeira das universidades estaduais é aprovada no RJ
         A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 47 foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), no dia 21 de dezembro, por unanimidade. A PEC garante a autonomia financeira das universidades estaduais fluminenses, a partir do ano de 2020, obrigando o governo a transferir mensalmente os duodécimos (um doze avos) do orçamento aprovado das instituições – o que não vem ocorrendo nos últimos anos.

Leia mais

Novas carteirinhas do Plano de Saúde disponíveis
    Novas carteirinhas do Plano de Saúde estão disponíveis na APES, entre 8h e 18h, de segunda a quinta, e entre 8h e 17h, na sexta-feira

Lembrando que, com a reforma da sede, a APES está funcionando no seguinte endereço: Rua José Lourenço Kelmer 1300 , salas 124 e 126. Centro Comercial São Pedro.

APES está em novo endereço
            Enquanto realiza a reforma em sua sede, a APES passa a funcionar em novo endereço: Rua José Lourenço Kelmer 1300 (esquina com rua Virgulino João da Silva), salas 124 e 126. Centro Comercial São Pedro. O telefone se mantém em 32151286.

 

 

 

Não responda a esse email

As mensagens à APES devem ser enviadas pelo faleconosco@apesjf.org.br. Somente desta forma poderão ser respondidas pela entidade.