Consu aprova comissões para planejamento de ações na pandemia

Minuta de trabalho remoto será discutida na próxima reunião 

Em reunião realizada nesta terça-feira, 2 de junho, o Conselho Superior da UFJF aprovou a criação de comissões para planejamento de ações para o funcionamento da instituição no contexto da pandemia. Além da criação das comissões, os conselheiros e conselheiras foram informados pelo reitor Marcus David de que uma Minuta sobre a regulamentação do trabalho remoto seria encaminhada para ser discutida na próxima reunião do Conselho SUperior, marcada para o dia 22 de junho. A minuta pretende regulamentar o trabalho remoto de docentes e técnico-administrativos enquanto perdurar o estado de emergência e calamidade pública devido a pandemia. Leia a minuta aqui. 

Comissões

As comissões criadas pelo Consu foram: Tecnologia de Informação; Infraestrutura e Saúde; Apoio Social e Inclusão Digital; Educação Superior; Educação Básica; e Condições de trabalho e gestão de pessoas – esta última proposta pelo SINTUFEJUF. As comissões de Tecnologia da Informação e de Infraestrutura e Saúde serão replicadas em Governador Valadares, as demais são comuns aos dois campi. Cada entidade da universidade terá dois representantes em cada comissão, exceto nas comissões de Tecnologia da Informação que não contará com representantes das entidades representativas. 

Internamente, o debate foi feito no âmbito do Conselho de Representantes da APES. A entidade irá compor as comissões com conselheiros e conselheiras, companheiros e companheiras da base e com membros da diretoria. Segundo a presidente da APES, professora Marina Barbosa, “o esforço será o de defender os interesses, os direitos dos professores e professoras, e manter o papel social da universidade e qualidade do seu trabalho.” As comissões serão compostas até a próxima sexta-feira, 5 de junho.

Em relação a comissão de condições de trabalho e gestão de pessoas, segundo o coordenador do Sintufejuf, Flávio Sereno, a proposta tem por objetivo realizar um diagnóstico mais amplo e propor melhores soluções para as condições do trabalho remoto durante a suspensão das atividades presenciais na UFJF. Segundo Flávio Sereno, o Diagnóstico das Condições de Acesso Digital, que está sendo aplicado pela Administração Superior, “não abrange tudo que é necessário saber sobre as condições do trabalho remoto que já acontece desde março, como aspectos importantes relacionados a espaço físico, alteração de rotinas domésticas, de responsabilidades familiares, ergonomia, estrutura. Nós entendemos que esta comissão vai poder debater e diagnosticar estas questões” .

A presidente da APES, professora Marina Barbosa, afirmou a concordância da entidade com as ponderações do Sintufejuf quanto a questão do trabalho remoto; e afirmou que a APES participará das comissões, “com autonomia e posição para a construção de um caminho construído democraticamente na instituição, e que nos permita fortalecer o seu caráter público e o seu lugar social neste momento, e estrategicamente na sociedade juizforana e da região”.

Ao final da reunião, a professora Marina Barbosa Pinto, leu a Nota cautelar sobre as desigualdades de gênero, sexualidade, raça e classe, necessárias que sejam observadas para o diagnóstico das condições de acesso digital na UFJF, publicada no mesmo dia por diversas entidades, grupos de pesquisa, movimentos e coletivos.