Docentes paralisam em 10 de abril

Docentes da UFJF e do IF Sudeste MG, reunidos em assembleia na manhã desta quinta feira, 27 de março, aprovaram paralisação de um dia, em 10 abril, data da próxima reunião do ANDES SN com o governo federal.
No mesmo dia, docentes realizam uma manifestação a ser organizada pela Comissão de Mobilização, já instituída pela própria assembleia.

Os docentes, que se declararam em Estado Mobilização, resolveram também indicar, para a reunião do Setor das IFES do ANDES, que ocorre neste final de semana em Brasília, a discussão de uma paralisação nacional nesta data. O objetivo é pressionar por respostas efetivas do governo federal.

Docentes de Governador Valadares estiveram presentes
A assembleia contou com presença de professores de Governador Valadares, que reportaram a falta de democracia e de condições de trabalho no campus avançado da UFJF. A assembleia indicou a realização de uma reunião ampliada com membros da diretoria da APESJF e membros da Comissão de Mobilização, em Governador Valadares, para debater a Pauta Local de Reivindicações. Os docentes do campus avançado já indicaram, em reunião realizada nesta semana, a possibilidade de uma greve local. A assembleia geral aprovou também a necessidade de uma audiência com o Reitor da UFJF, para expor as reivindicações dos professores.

Participação foi intensa
A assembleia contou com intensa participação dos docentes que discutiram a conjuntura nacional, as estratégias de mobilização e a condições para uma retomada da greve nacional seja em conjunto com os SPFs ou exclusiva dos docentes das IFE.
Os Docentes referendaram os nomes indicados pela Apesjf para a Comissão Eleitoral que vai coordenar a sucessão a reitor da UFJF: professores Joacir Teixeira de Melo e Hajime Nozaki, além do professor Agostinho Beghelli como suplente.

Nova assembleia deverá ser em anfiteatro maior
Devido ao crescimento da participação dos docentes na assembleia a diretoria informou que deverá indicar um anfiteatro maior para garantir a participação e o conforto de professores e professoras na próxima data de assembleia.
No dia 29 e 30 de março, o professor Paulo César Ignácio, Presidente da APESJF, vai levar as deliberações desta assembleia para a reunião do Setor das Federais do Andes. O professor deverá trazer de Brasília um panorama da mobilização nacional docente e dos SPFs.
A assembleia indicou ainda que o Setor das Federais faça o debate sobre a necessidade de questionar a legitimidade do Proifes, enquanto representação docente na mesa de negociação.   Assim, a diretoria do sindicato ressalta a importância da presença e participação dos docentes nas próximas atividades indicadas pela APESJF, destacando o importante momento e reafirmando que está atenta às demandas da categoria em relação à carreira e condições de trabalho. A direção do sindicato conta com a participação dos docentes na manifestação do dia 10 e na Comissão de Mobilização.