Trinta Seções Sindicais, incluindo a APES, com a representação do Professor Joacir Teixeira de Melo, estiveram reunidas no final de semana no dia 27 e 28, em Brasília para o encontro do Setor das Federais do ANDES-SN. O setor reúne representantes de seções sindicais das Instituições Federais de Ensino. Os docentes debateram a necessidade de mobilizar a categoria a partir do documento assinado pelo Ministério da Educação em 23 de abril de 2014, no qual o secretário Paulo Speller reconheceu para o ANDES, a desestruturação da carreira e concordou com os conceitos que o ANDES defende: a construção de um piso salarial para a carreira docente, percentuais fixos nos steps, uma relação compatível com os regimes de trabalho, tendo por base o regime de 20h e percentuais de retribuição por titulação uniformes.
A necessidade de união com os Servidores Públicos Federais (SPF) também foi tema de debate. O objetivo será a construção de índice unitário de recomposição salarial, que atenda à diversidade das perdas inflacionárias dos servidores públicos federais, que vá na direção da unificação das ações dos SPF numa campanha salarial conjunta.
Os representantes do Setor das Ifes definiram também uma agenda para orientar de ações coordenadas em todas as seções sindicais, durante este mês:
Durante o mês de outubro: Realizar debates e ações relacionadas ao desenvolvimento na carreira docente (promoção e progressão) nas IFE
Segunda quinzena de outubro: Participar dos atos estaduais em defesa da educação pública a serem realizados na (conforme encaminhamentos do Encontro Nacional de Educação);
De 20 a 23 de outubro: realização de assembleias gerais das seções sindicais pautando a campanha salarial 2015;
24 e 25 de outubro: reunião do setor das Ifes com a pauta da campanha salarial 2015;
Leia aqui o relatório da reunião do Setor das Ifes.
Clique aqui para ver a entrevista com professor Joacir Teixeira de Melo na APESTV