Docentes se preparam para Dia do Basta e debatem cortes na CAPES

Em Reunião Ampliada realizada nesta quarta-feira, 8 de agosto, docentes da UFJF e do IF Sudeste MG referendaram a decisão da APES de participar do “Dia do Basta!”, em ações articuladas pelo sindicato junto ao Fórum das Entidades da UFJF e ao Fórum Sindical e Popular de Juiz de Fora. As atividades para o dia 10 de agosto começarão às 6h da manhã, com panfletagem na reitoria da UFJF; em seguida, haverá uma manifestação em frente ao Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM), a partir das 9h; e às 10h, em adesão ao chamado das centrais sindicais, haverá um ato público na Praça da Estação.

Em relação à nota divulgada pela CAPES sobre o impacto dos cortes orçamentários em 2019, foi aprovada a intensificação de atividades na UFJF, no IF Sudeste MG e na cidade de Juiz de Fora para debater sobre os riscos sofridos pela ciência, tecnologia e pesquisa com as medidas do governo ilegítimo de Temer. As ações aprovadas na reunião ampliada foram: 1) a realização de um amplo debate com especialista na área de pesquisa, ciência e tecnologia para intensificar esse debate no âmbito da universidade e do instituto federal; 2) a realização de uma Audiência Pública na cidade para alertar a população sobre a consequência desses cortes para a sociedade ; e 3) a divulgação, da maneira mais ampla possível, das atividades de pesquisa, ciência e tecnologia desenvolvidas pela UFJF e pelo IF Sudeste MG.

A reunião do Conselho de Representantes da APES,  que aconteceu logo em seguida, referendou essas decisões e deu encaminhamento ao processo eleitoral da APES. O edital eleitoral foi publicado hoje, no jornal Tribuna de Minas. Nos próximos dias, informações sobre o processo serão publicadas também nos canais de comunicação do sindicato.