Ensino Remoto Emergencial (ERE) e protocolo pedagógico – leia o artigo de Rubens Luiz Rodrigues

A série de publicação de artigos “Pandemia e Política” apresenta hoje o texto Ensino Remoto Emergencial (ERE) e protocolo pedagógico, de autoria do professor da Faculdade de Educação da UFJF, Rubens Luiz Rodrigues.

No texto, o professor apresenta a importância do estabelecimento de protocolo pedagógico para garantir a implementação segura e democrática do Ensino Remoto no contexto da pandemia do coronavírus. Como sintetiza Rubens Luiz Rodrigues, o procolo pedagógico serve “como referência para docentes, discentes e trabalhadores técnico-administrativos no sentido de promover a participação, a apropriação e a criação do conhecimento em um contexto de valorização da segurança, de transparência e de garantia de direitos.”

Dessa maneira, Rubens aponta alguns elementos que devem estar presentes no protocolo pedagógico, para garantir a qualidade do ensino, o caráter público da educação e condições adequadas de trabalho, tais como o desenvolvimento de plataforma pública e livre pelas instituições, a segurança quanto aos direitos de imagem, a formulação de novas normativas para a relação entre docentes, discentes e técnico-administrativos em educação, entre outros.

Acesse o texto aqui.