Entidades e Reitoria do IF discutem estratégias para enfrentar “Future-se”

Entidades representativas de docentes e técnico-administrativos do IF Sudeste MG se reuniram com o reitor do instituto na manhã dessa sexta-feira, 23 de agosto. O objetivo foi discutir estratégias de construção de um posicionamento e de um debate público sobre o programa ministerial Future-se.

O reitor do Instituto Federal Charles Okama recebeu, na ocasião, Marcos Vinícius Leite (APES), Wildson Justiniano (Sinasefe), Maria Angela (Sintufejuf) e Sandro Teófilo (Sintufejuf), na reitoria do campus em Juiz de Fora.

As entidades sindicais afirmaram a necessidade de se defender os princípios que regem, hoje, os institutos federais, que podem ser desmantelados com a implementação do programa Future-se. A avaliação das 3 entidades é de que o Future-se não seria adequado aos institutos federais de educação enquanto política de financiamento. A formação técnica, o atendimento aos alunos de baixa renda, a localização da maioria das instituições em cidades do interior do país e a situação da maioria das instituições em processo de consolidação, dificultariam a inserção dos IF em um programa que tem como forma de financiamento a captação de recursos no mercado.

O reitor Charles Okama relatou os debates no âmbito do Conif e entendeu que o momento é de discussão nas unidades para a construção de um posicionamento democrático da comunidade, através de uma metodologia a ser discutida e definida no âmbito do Conselho Superior.

Os representantes das entidades afirmaram, por sua vez, a urgência de uma manifestação institucional, em forma de uma nota pública, em defesa do IF Sudeste MG frente às proposições apresentadas na minuta do Future-se. As entidades também sugeriram a possibilidade de convocar uma reunião extraordinária do Consu para discussão específica do Future-se, e de construção de um grupo de trabalho dedicado ao estudo do programa e seu esclarecimento para a comunidade.

O reitor do IF e os representantes da APES, Sinasefe e Sintufejuf se comprometeram a levar as propostas para a próxima reunião do Consu, que acontecerá na próxima terça-feira, 27 de agosto.