Nova edição da Revista Universidade e Sociedade é lançada no 66º CONAD

Edição tem artigo do professor Julio Monerat, da base da APES

A Revista Universidade e Sociedade nº 72 foi lançada nesta sexta-feira, 14 de julho, durante a Plenária de Abertura do 66º CONAD (14 a 16 de julho de 2023, Campina Grande/PB). O tema desta edição é “A crise ecológica e socioambiental: territórios, política e meio ambiente”.

O primeiro artigo da Seção Temática, intitulado “Paralelos entre crise do capital e crise ambiental à ecologização do capital: potencialidades crítico-analíticas” é de autoria de Julio Cesar Pereira Monerat, docente do IF Sudeste MG – Campus Muriaé. Segundo a apresentação da revista, “o texto discute a conceituação da ecologização do capital entendida como forma capitalista de enfrentamento da crise ambiental decorrente da dinâmica imanentemente expansiva do capital. O autor argumenta que, por relacionar-se apenas indiretamente ao valor e, mais efetivamente, à renda, a ecologização do capital pode tão somente atuar como tendência contra-arrestante da crise capitalista, não derrogando a tendência de crise que é imanente a esse modo de produção. Por ser determinada pela valorização e não pelo ambiente (pelo capital e não pela natureza), a ecologização do capital não suprime o caráter ambientalmente destrutivo do modo de produção capitalista.”

Além dos oito artigos da seção temática, a revista traz um ensaio fotográfico sobre a campanha salarial dos servidores públicos federais e as resenhas dos livros: “Uma ecologia decolonial para sair do porão da modernidade”, de Ferdinand Malcom (Ubu Editora, 2022) e “Por un populismo de izquierda”, de Chantal Mouffe (Siglo XXI Editores, 2019). Fechando a edição, outros seis artigos compõe a Seção Debates, com temas relacionados à educação, luta sindical, inteligência artificial e outros.

Acesse a revista em formato digital aqui.

A versão impressa será produzida até o fim de julho. Em breve o ANDES-SN enviará comunicado com as orientações sobre a distribuição do material.