Pandemia e luta de classes sociais no Brasil atual

O artigo da série “Pandemia e Política” dessa semana é de autoria do professor Luiz Antonio da Silva Peixoto, do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Em “Pandemia e luta de classes sociais no Brasil atual”, o prof. Luiz Antonio recupera elementos da história política brasileira desde o processo constituinte em 1988, demonstrando como os conflitos de interesses e de projetos para o Brasil articulados pelas elites brasileiras, pela esquerda e pelas forças populares, se enfrentaram nos diferentes governos até o momento atual.

“A chegada da pandemia do novo coronavírus no Brasil está situada no exato momento da radicalização da luta de classes retomada pela burguesia”. O avanço histórico da agenda liberal no Brasil se intensifica no atual governo, com a singularidade da incorporação do fascismo. Nesse sentido, o professor demonstra como a pandemia serviu à política de “administração” de mortes, no qual o capitalismo financeiro extermina indivíduos e grupos sociais, não apenas retirando seus direitos, mas suas vidas, como forma de eliminação da mão de obra excedente.

Nesse cenário, o professor aponta para a necessidade de denunciar o genocídio da população mais pobre e de propor uma política econômica contra-hegemônica.

Acesse o artigo completo aqui.