PRIORIDADE É SALVAR VIDAS: leia nota do ANDES, FASUBRA E SINASEFE

26/03/20

ANDES-SN, FASUBRA e SINASEFE publicaram na quarta-feira, 25 de março, a nota A PRIORIDADE É SALVAR VIDAS, construída no âmbito do Comando Nacional Unificado de Mobilização e Greve.

Na nota, as entidades denunciam a falta de política pública emergencial para as periferias brasileiras no enfrentamento da pandemia do coronavírus. Denunciam também os diversos anúncios do governo visando apenas salvar o empresariado.

O governo anunciou, nos últimos dias, uma série de medidas que beneficiam instituições financeiras, companhias aéreas, operadoras de saúde privadas e empresas em geral. Enquanto isso, faz cortes no Bolsa Família, edita MPV 927/2020 contra trabalhadores e trabalhadoras e antecipa a PEC 186/2019, com a redução de remuneração de servidores públicos.

As entidades defendem, portanto, a suspensão do pagamento da dívida pública, a revogação da EC 95/2016 (Teto dos Gastos), a taxação das grandes fortunas e a tributação de lucros e dividendos. Como medidas de prioridade à vida, as entidades também defendem programas de transferência de renda para os mais pobres, trabalhadores formais ou informais, pessoas em situação de rua e crianças que não estão recebendo mais a merenda escolar. E também o controle de preços de bens essenciais à vida.

Leia a nota na íntegra aqui

APESJF