Manifesto em defesa da liberdade de expressão

ra

A APESJF-SSind. repudia vigorosamente a ação movida pelo Proifes contra o professor titular da Unicamp, Ricardo Antunes.

Em 3 de setembro de 2012, no Programa Roda Viva, da TV Cultura, o professor Ricardo Antunes, quando questionado sobre o então movimento grevista dos docentes do magistério federal, expressou com absoluta clareza e coerência sua opinião relativa ao simulacro de acordo assinado por aquela entidade.

Segundo palavras do professor: “Alguém acredita que não tem greve? Que a greve acabou porque uma entidade criada pelo governo, incentivada pelo governo, ela não fala pelo conjunto – a chamada Proifes, ela não fala pelo conjunto dos Professores, as universidade federais ainda estão paralisadas…”.

A APESJF-SSind. acredita que as palavras do professor expressam a opinião da maioria dos docentes e seções sindicais que construíram coletivamente a  greve de 2012.

Repudiamos essa postura de judicialização e acreditamos no franco e democrático debate e no direito da livre expressão de opinião.

Por essa razão, a APESJF-SSind. vem se juntar aos muitos docentes e entidades que publicamente tem manifestado seu apoio ao professor Ricardo Antunes assinando o MANIFESTO EM DEFESA DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO: SOLIDARIEDADE AO PROF. RICARDO ANTUNES.

A íntegra do texto do Manifesto pode ser acessa clicando aqui.