Professores indicam greve em 1º de Setembro

A Assembléia dos Professores, na manhã desta quinta feira, decidiu, por ampla maioria, indicar a data de 01 de setembro para deflagração da greve na UFJF e no IF Sudeste MG campus Juiz de Fora. Os docentes aprovaram ainda um conjunto de ações para municiar o Comando Local de Mobilização (CLM) no sentido de promover a comunicação, a mobilização e as diversas ações para a construção do movimento na UFJF. Antes disso, os professores vão realizar paralisação em 23 e 24/08 como decidido em assembléia anterior.

A decisão vem no conjunto da intensa mobilização nacional, em que várias Seções Sindicais do ANDES-SN já indicaram datas para a greve, e da indignação dos docentes frente à proposta governamental que aponta 4% de reajuste nos salários dos docentes apenas em julho de 2012, desconsiderando toda a inflação no período.

Como o último reajuste dos professores das Instituições Federais de Ensino (IFE) foi em julho de 2010, o governo está colocando claramente um congelamento salarial para 2011 e um percentual para julho de 2012 que não vai nem mesmo para chegar próximo ao índice inflacionário acumulado nestes dois anos, que deve chegar a 13%.

Os professores que quiserem participar e contribuir com o CLM devem entrar em contato com o sindicato.

Os professores apontaram ainda para a necessidade da mobilização dos docentes na paralisação dos dias 23 e 24/08,  aprovando a participação da APESJF na Jornada Nacional de Lutas, em Brasília, nas mesmas datas.

A próxima assembleia está marcada para o dia 24/08.