Ligações para prova de vida online não são do INSS

Professoras e professores aposentados devem ficar atentos. Segundo o INSS, aposentados estão recebendo ligações falsas orientando para a prova de vida online, em decorrência do cenário atual. Nela, são falados os dados pessoais do beneficiário, é enviada uma mensagem via Whatsapp, e solicitado uma foto de um documento, com o intuito de finalizar o processo.

O INSS não faz nenhum contato por telefone para o processo de prova de vida, portanto, caso receba uma ligação desse tipo, a orientação é desligar o telefone e não fornecer mais informações. 

Normalmente, a instituição entra em contato com o beneficiário em situações específicas e para informar a respeito de procedimentos, andamento de requerimentos ou realizar reagendamentos, e não solicita informações como CPF, nome da mãe ou senhas. Os contatos são realizados pelos canais oficiais de atendimento, Meu INSS, Central de Atendimento 135, ou SMS identificado como 280-41.

Em caso de dúvidas, o telefone oficial do INSS é o 135, além da possibilidade de buscar atendimento por meio do chat humanizado da assistente virtual da instituição.

A assessoria da APES se coloca a disposição para eventuais dúvidas sobre a prova de vida e sobre contatos suspeitos. Os canais de atendimento são pelo email leocastroadv@hotmail.com e pelos telefones (32) 3216-7890 e (32) 99931-6924 (whatsapp).