Reunião da Comissão de Mobilização avalia deliberações do 42 CONGRESSO DO ANDES-SN e traça estratégias para construção da greve

Professoras e professores da UFJF e do IF Sudeste MG se reuniram na tarde de quarta-feira, na sede da APES,  para o debate dentro da Comissão Local de Mobilização. O objetivo foi avaliar as deliberações do 42º Congresso do ANDES-SN e traçar estratégias de ações e atividades, tendo em vista especialmente a resolução que indicou a “construção de uma greve do ANDES-SN e do setor da educação, no primeiro semestre de 2024, tendo por horizonte a construção de uma greve unificada no funcionalismo público federal em 2024”.

A circular nº 067/2024 enviada pelo sindicato nacional, logo após o fim do Congresso, indicou ainda a realização de uma rodada nacional de assembleias até o dia 22 de março, data em que se realiza a reunião do Setor das Federais, grupo do ANDES-SN que congrega as Seções Sindicais de todo o país ligadas às Instituições Federais de Ensino – IFE. O Setor deverá analisar o quadro nacional, com base no resultado das assembleias. “Isto não quer dizer que vamos iniciar uma greve agora. É o início das mobilizações para a construção, pela base, de um movimento nacional de defesa dos nossos direitos, salários e carreiras, além de um conjunto reivindicações como o “revogaço”, que demanda o cancelamento de ações autoritárias do governo anterior e outras importantes reivindicações”, disse Jean Ramos da direção da APES.

Assembleia da APES

Na base da APES, a assembleia está marcada para o dia 20 de março, às 19h, na sede da APES, tendo como pauta:  Informes; Construção da Greve para o 1o semestre de 2024; e a Minuta de Resolução que dispõe sobre diretrizes e ações da política de prevenção e enfrentamento aos assédios e outras violências, no âmbito da UFJF. “Este último ponto de pauta é também de extrema importância, pois o texto da minuta seguirá em breve para deliberação do CONSU na UFJF e precisa ser bem estudado por todas, todos e todes, para que a política a ser aprovada pela instituição possa representar efetivo avanço. A prevenção e enfrentamento a assédios e a outras violências é pauta de luta do ANDES-SN, movimentando intensos debates e diversas deliberações no 42º Congresso”,disse Joana Machado, da direção da APES. Clique aqui para baixar a minuta e o Fluxo de atendimento e investigação de denúncias

Reajuste zero em 2024

“A resolução da construção nacional da greve se deu em reação à falta de respostas do Governo Federal às reivindicações dos Servidores Públicos Federais e dos docentes. O reajuste zero em 2024 e o silêncio frente ao restante de nossa proposta impactou o Congresso, levando à necessidade de mobilização de toda a categoria”, explicou Leonardo Andrada, da direção da APES.

Panfletagens, reuniões e produção de material

Outras deliberações importantes da Reunião da Comissão incluem a participação da panfletagem planejada pelo Sintufejuf, na segunda-feira, 11 de março, a produção de materiais gráficos e virtuais de apoio para a conscientização da categoria, disponibilizar para a base minuta da resolução com a política de combate ao assédio, prevista para ser pautada ainda em março no CONSU; realizar reunião ampliada para acumular posicionamento da categoria sobre o texto; realizar reuniões presenciais nos diversos espaços da base (João XXIII, IFs, GV), além de realizar reunião preparatória da AG.

Carta de Fortaleza

A Carta de Fortaleza, contendo um resumo das deliberações do Congresso acaba de ser divulgada e pode ser acessada clicando aqui. Importante acompanhar os direcionamentos aprovados.