Reunião de setores do ANDES aprova estado de greve para 2020

Docentes organizam pauta para uma greve geral da educação

Docentes do ANDES-SN aprovaram a decretação do estado de greve para o início do período letivo de 2020. A decisão foi um dos encaminhamentos da reunião conjunta dos Setores das IFES e das IEES/IMES, realizada em Brasília-DF, no dia 04 de dezembro, depois de uma rodada de assembleias. Como explica o presidente do ANDE-SN, professor Antonio Gonçalves, “este estado de greve é uma sinalização da nossa disposição em construir um movimento paredista em 2020” envolvendo todos os setores da educação.

Além destes pontos, foi encaminhado que as sessões sindicais construam uma pauta para a greve geral da educação, com temas específicos e gerais, considerando os seguintes eixos: reposição das perdas salariais; lutar pela revogação da Emenda Constitucional n. 95 e pela recomposição do orçamento público para as Instituições de Ensino Superior; lutar pela rejeição das PEC 186, 187 e 188; lutar contra o FUTURE-SE; lutar em defesa da Autonomia Universitária e da Liberdade de Cátedra.

Como ressalta Antonio Gonçalves, foi encaminhado também que “as sessões sindicais busquem organizar semanas temáticas, agitação e propaganda, palestras” para discutir estes temas. “E sempre buscar fazer isso com o DCE e o sindicato dos técnico-administrativos”.

Acesse aqui o Relatório completo da reunião