Reunião do Setor das Federais do ANDES-SN avalia proposta de reajuste do governo

Docentes na sede do ANDES-SN, em Brasília, na reunião de setor das IFES. Foto Andes-SN

O presidente da APES, professor Leonardo Andrada, participou nesta quinta-feira, 16 de março, da reunião do Setor das Ifes, na sede do ANDES-SN, em Brasília. A partir das deliberações das assembleias das seções sindicais, docentes avaliaram a proposta de reajuste salarial apresentada pelo governo federal e definiram os próximos passos na negociação.

Segundo o professor Leonardo, “em nossa reunião, algumas percepções foram bastante generalizadas. Em primeiro lugar, ficou muito claro que esta proposta do governo não chega nem perto de atender ao que corresponde às nossas perdas, mesmo ficando restrito àquelas referentes ao período Bolsonaro. É uma proposta, então, que está muito aquém do que seria uma recomposição salarial razoável. Mas também há uma segunda percepção de que, pela maneira como o governo vem atuando, com o método escolhido nas últimas rodadas, e as propostas que tem feito, é bastante claro que o governo não vai avançar para além disso. Então, com sensibilidade em relação à ansiedade, não só da nossa categoria, mas de todo funcionalismo federal de uma maneira geral, nós entendemos que é importante acatar essa proposta e fazer como nós decidimos em nossa própria assembleia geral da APES. A gente acata, mas continua na luta para avançar um pouco mais. Para garantir que a recomposição continue no ano que vem. E também para garantir de alguma forma que o aumento de 200 reais no auxílio-alimentação seja alterado para alguma modalidade que contemple nossos companheiros aposentados.”

Na segunda, 20 de março, o ANDES-SN publicou o Relatório da reunião. Leia aqui.

Nota técnica

Nesta sexta-feira, 17 de março, o ANDES-SN divulgou uma nota técnica de sua Assessoria Jurídica Nacional (AJN) quanto à proposta de reajuste salarial apresentada pelo governo federal por meio do Ofício SEI nº 12917/2023/MGI.

Leia aqui.