Revista Universidade e Sociedade (ANDES) recebe artigos sobre retorno presencial e pandemia

A Revista Universidade e Sociedade, publicação semestral editada pelo ANDES-SN, abriu processo de submissão de artigos para sua próxima edição. O tema central do número 70 da revista US será “Retorno presencial e pandemia: desafios do trabalho docente no contexto das transformações educacionais“. A revista propõe temas, tais como: A conjuntura política, econômica, social;  Condições seguras do retorno presencial; Precarização do trabalho docente; Orçamento para as instituições de ensino e os cortes; Ameaça do ensino remoto e híbrido e a defesa de um projeto de educação emancipatório; Desafios junto ao movimento estudantil para a defesa desse projeto; entre outros.

Além da temática central, também são aceitos artigos sobre questões da educação superior brasileira tais como:  estrutura das universidades, sistemas de ensino e aprendizagem, relação entre universidade e sociedade, condições de trabalho, questões de cultura, gênero, raça, classe, artes, ciência e tecnologia, apresentação de experiências de organização sindical de outros países, além de resenhas críticas de livros.

Os artigos podem ser enviados até o dia 12 de abril de 2022 para o endereço eletrônico: andessp@andes.org.br.

Confira aqui as Normatizações para envio dos artigos e outras orientações.

REPORTAGEM FOTOGRÁFICA

           A edição US70 também contemplará uma reportagem fotográfica, intitulada: “ANDES-SN e suas seções sindicais: solidariedade em meio à pandemia e tragédias ambientais”. Desde o começo da pandemia de COVID-19, o ANDES-SN adotou uma política de solidariedade às comunidades e trabalhadores(as) que foram afetadas(os) diretamente pelos efeitos da epidemia. A diretoria do ANDES-SN vem, desde 2020, destinando parte dos recursos do nosso sindicato às ações de solidariedade, e também incentivando as seções sindicais a realizarem tais ações. O ANDES-SN como um todo tem se envolvido nesta corrente de solidariedade durante a pandemia. Além disso, por conta das tragédias ambientais que atingiram no dia 25 de dezembro as cidades do sul e sudoeste da Bahia, o ANDES-SN e seções sindicais, junto com várias outras entidades, movimentos sociais, voluntários e centrais sindicais, também contribuíram para ações emergenciais no apoio e solidariedade às famílias atingidas pelas enchentes. Tivemos há poucos dias outra tragédia ambiental na cidade de Petrópolis-RJ, em que o ANDES-SN também esteve apoiando as famílias atingidas. Com isso, gostaríamos que estes registros fizessem parte do nosso ensaio fotográfico do próximo número da nossa revista, como parte dessa memória da nossa solidariedade de classe.

Assim o ANDES-SN solicita o empenho do(a)s jornalistas das seções sindicais e todo(a)s o(a)s que puderem contribuir para que possam enviar fotos constantes do acervo das ssind. sobre essa temática.

As fotos serão recebidas até o dia 23 de março de 2022.

Orientações completas podem ser lidas aqui, na Circular 079/22.