Rodada de assembleias em agosto vai discutir greve por tempo indeterminado

O Setor das Federais do ANDES-SN, reunido no domingo, dia 28 de julho em Brasília, indicou que as Seções Sindicais realizem uma rodada de assembleias, após o dia 13 de agosto, para dar início ao debate sobre a possibilidade de uma greve por tempo indeterminado nas Instituições Federais de Ensino.

De acordo com o professor Jalon de Moraes Vieira, representante da APES na reunião, a discussão foi pautada por questões como reforma da previdência, programa Future-se, perda de estabilidade do servidor público, corte de recursos nas Instituições, reajuste salarial da categoria, dentre outros.  A reunião também definiu algumas datas para ações que foram estabelecidas no 64º Conad.

No dia anterior, realizou-se a reunião conjunta de todos os setores do ANDES-SN: Federal, Estadual e Municipal. O encontro realizou a análise conjuntura, expressando a preocupação de todos com os ataques que a educação vem sofrendo. Os participantes indicaram o dia 13 de agosto, como um momento de grande importância para a luta unificada com estudantes, TAEs e toda a sociedade. Foi ressaltado também o dia 06 de agosto, dia de luta nos Estados contra a reforma previdência, como data importante para o início da luta e a preparação para o  dia 13.

“Estamos diante de um momento muito importante. Nestes vários anos como Professor, nunca presenciei um momento tão difícil, por conta de um governo que trata como desonestos, criminosos os trabalhadores da Educação. Temos uma nobre responsabilidade, que é formar profissionais nas mais variadas áreas. Trabalhamos não somente com o ensino, mas também atuamos na pesquisa, extensão, administração, representação. Temos uma carga puxada de compromissos e este governo vem nos tratar como vagabundos. Isto não está certo. Estamos diante de um momento que temos que estar juntos. Temos que buscar unidade para mostrar para este governo nossa força! Então, neste momento particular, conclamamos aos colegas que vistam a camisa e defendam nossa Educação!”, ressalta Jalon.

O Setor das Federais do ANDES-SN, reunido no domingo, dia 28 de julho