Semana de Luta contra as Intervenções nas Instituições Federais de Ensino (IFE)

Começou, na segunda-feira, dia 23 de agosto, em todo o Brasil, a Semana Nacional de Luta contra a intervenção nas Instituições Federais de Ensino (IFE). A atividade faz parte do calendário do Sindicato Nacional e seguirá até 27 de agosto. Desde o início do governo de Jair Bolsonaro, já são mais de 25 instituições que sofreram intervenção do presidente na escolha de reitores e reitoras, que não foram os indicados pela comunidade acadêmica.
A semana de mobilizações foi indicada na reunião dos setores das Instituições Federais de Ensino (Ifes) e das Estaduais e Municipais de Ensino (Iees/Imes) do ANDES-SN e aprovada nos últimos conads. Durante a semana de lutas acontecerão ações locais, organizadas pelas seções sindicais do ANDES-SN, tanto nas instituições que sofreram intervenção, como naquelas sem intervenção do governo federal.
Uma das atividades da semana será uma live para discutir o Impacto das intervenções nas Instituições Federais de Ensino Superior. O encontro vai ser realizado no dia 24, a partir das 18h, com a presença de Anderson Ribeiro, reitor eleito e não empossado da UFFS, André Pereira, Professor do Departamento de História da UFES/ Doutor em Ciência Política, Rivânia Moura, Presidenta do ANDES-SN e Rodrigo Torelly – Assessor Jurídico do ANDES-SN. A mediação será de Mário Mariano. 1º vice presidente da Regional Leste do ANDES-SN. A transmissão será pelo canal do youtube do ANDES-SN e replicado também para o facebook da entidade.