Seminário tratou da campanha salarial de 2024 dos servidores públicos federais

O Seminário da Campanha Salarial 2024, organizado pelo Fonasefe, debateu o contexto político brasileiro, o novo arcabouço fiscal, ataques à classe trabalhadora e os próximos passos de mobilização da categoria. A reunião ocorreu de forma híbrida, nos dias 28 e 29 de abril, na sede do ANDES-SN e na internet e teve como tema “Pelo Fortalecimento dos Serviços Públicos”.

O Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (Fonasefe) organizou o seminário que teve, na mesa de abertura, a participação da primeira  vice-presidenta da Regional Norte 2 do ANDES-SN, Joselene Mota, e representantes das entidades do funcionalismo público federal. 

A discussão se iniciou a partir do resgate da campanha salarial de 2023. As e os dirigentes destacaram o reajuste salarial de 9% que, mesmo estando aquém da proposta feita pelo Fonasefe de 27%, representou uma vitória da mobilização das diversas categorias do serviço público.

Já sobre o arcabouço fiscal, foi realizado um painel, com a participação de Maria Lucia Fattorelli, da Auditoria Cidadã da Dívida, e de Max Leno, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Após essa atividade, ocorreu o debate “Ciclo orçamentário: PPA/LDO/LOA”, com Max Leno e Vladimir Nepomuceno, assessor da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público.

Em seguida, foi instalada a mesa que tratou da Regulamentação da Convenção 151, da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Participaram do debate Elenira Vilela, da Intersindical, Fabiano dos Santos, da CSP-Conlutas, Pedro Armengol, da CUT, e Flausino Antunes, da CTB. A segunda vice-presidenta do ANDES-SN, Zuleide Queiroz, conduziu as discussões.

Com informações do ANDES-SN