Setor das Federais indica necessidade de lutar pela campanha salarial, contra o arcabouço fiscal e pelo fim da lista tríplice

Nos dias 3 e 4 de junho, docentes de diversas seções sindicais do ANDES-SN estiveram em Brasília (DF), para a reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino (Ifes). O presidente da APES, Leonardo Andrada, esteve presente no encontro, que discutiu a Campanha Salarial 2024, a luta contra o arcabouço fiscal e o fim da lista tríplice.

De acordo com Luís Augusto Vieira, 2º vice-presidente da Regional Planalto e da coordenação do Setor das Ifes, em relação à Campanha Salarial 2024, foi discutida a composição e participação da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP). Docentes apontaram para a necessidade de definição de um protocolo mais detalhado para o funcionamento da Mesa e do estabelecimento de um calendário de reuniões, além da abertura, com prazo, das mesas setoriais.

As e os docentes também discutiram a necessidade de fortalecer a luta contra o Arcabouço Fiscal, em conjunto com o Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (Fonasefe), participando da semana de mobilização entre 12 e 16 de junho e promovendo atividades de formação e assembleias sobre o tema. Além disso, debateram acerca da luta pelo fim da lista tríplice e a necessidade de aprofundar a discussão sobre os projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional.

Agenda

Foi definida uma agenda do Setor das Ifes, com rodadas de assembleias gerais nas seções sindicais, de 12 a 30 de junho, para debater a campanha salarial e atividades locais de mobilização. A próxima reunião do Setor está prevista para os dias 1 e 2 de julho. A íntegra do calendário proposto na reunião será divulgada em breve.

Semana de Mobilização
A diretoria do ANDES-SN convocou todas as seções sindicais a participarem ativamente das mobilizações da “Jornada de luta pela campanha salarial e contra o arcabouço fiscal”, que será realizada de 12 a 16 de junho de 2023, em Brasília (DF). De acordo com a circular nº 169/2023, é essencial que a categoria esteja unida para enfrentar os desafios impostos pelo atual cenário político e econômico.

Cobertura do ANDES-SN