19J nas ruas em defesa da vida!

No dia 19 de junho, a Apes estará presente novamente no Ato Fora Bolsonaro, que será realizado em todo o país em unidade com diversas entidades sindicais e movimentos sociais. Em Juiz de Fora, o ato será às 10h, no Parque Halfeld, e conta com a participação de 33 entidades.

O ato denunciará a péssima gestão da pandemia pelo governo federal, um crime que deixa a população sem comida, sem vacina, sem emprego, sem auxílio emergencial digno.

A exemplo do 29 de maio, o ato ocorrerá sob os protocolos sanitários para evitar contágio e propagação do coronavírus, em respeito à vida, à ciência e às famílias de quase meio milhão de pessoas que morreram de Covid-19 e em consequência do negacionismo e incompetência do governo federal. Use máscara, mantenha o distanciamento e leve álcool em gel. E participe!

 

Assembleia aprova participação da APES no 19J

Docentes também debateram emancipação do campus GV e elegeram delegação do 12º Conad Extraordinário

Professores e professoras da UFJF e do IF Sudeste MG, reunidos em assembleia no final da tarde de quinta-feira, dia 10 de maio, aprovaram a participação docente no Ato Fora Bolsonaro, marcado para às 10h de sábado, dia 19 de junho, com concentração no Parque Halfeld. Foi aprovada ainda uma Comissão de Mobilização para organizar a participação docente na manifestação. A assembleia ressaltou a necessidade de enfatizar, nos atos, a defesa da vida, a vacinação ampla e luta contra a reforma administrativa. A exemplo do 29 de maio e nas manifestações que estão sendo organizadas por todo o país, o ato será realizado sob os protocolos sanitários para evitar contágio e propagação do coronavírus, com organização em fileiras para garantir o distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel.

Emancipação do campus GV

Docentes também debateram sobre a emancipação do campus avançado da UFJF em Governador Valadares, tendo em vista a retomada das movimentações protagonizadas por deputados e vereadores ligados a cidade, sem a participação da comunidade universitária e local. Conforme relatado pela diretora da Apes e professora do campus GV Nayara Medrado e pelo diretor-geral do campus Ângelo Denadai, em reunião do Conselho Gestor realizada no dia 8 de junho, foi instituída a Comissão que irá elaborar uma metodologia de debate com a comunidade acadêmica sobre o tema, atendendo a uma resolução do Consu da UFJF de novembro de 2019, com participação das entidades representativas com 1 titular e 1 suplente de cada segmento. No debate, docentes que atuam no campus de Governador Valadares relataram as condições de precarização do trabalho na cidade. Demais presentes na assembleia ressaltaram a importância da Comissão para conferir transparência ao processo de emancipação e para garantir o amplo debate na instituição. Ressaltaram também o papel da APES na garantia do respeito ao trabalho docente e ao cumprimento dos procedimentos democráticos. 

12º Conad

Docentes aprovaram os nomes que irão compor a delegação da APES no 12º CONAD extraordinário. O encontro ocorrerá virtualmente nos 2, 3 e 10 de julho e terá como tema “Em defesa da vida, da educação pública e dos serviços públicos: resistir é preciso!”. O professor Leonardo Andrada irá participar como delegado, o professor Augusto Cerqueira como observador/suplente e a professora Lisleandra Machado como observadora/suplente. 

ERE

O professor Augusto Cerqueira informou que a APES realizou hoje reunião entre docentes do Colégio de Aplicação João XXIII e o assessor jurídico da APES, Leonardo de Castro, sobre problemas de invasões de salas de aula online, assédios e problemas de acesso de estudantes no ensino remoto emergencial. A APES irá desenvolver ações junto a direção do Colégio e à administração superior da UFJF para resolver os problemas, que refletem a precariedade do ensino remoto e que tem prejudicado o trabalho e a saúde mental de docentes da escola. 

Vacinação

O professor Miguel  informou aos presentes que a Prefeitura Municipal de Juiz de Fora divulgou calendário de vacinação para todos os níveis da educação para a próxima semana. 

Comissão Especial é instalada na Câmara para analisar a proposta da Reforma Administrativa

Foi instalada na última quarta-feira, 9 de maio, uma Comissão Especial, com o objetivo de analisar o mérito da PEC 32/20, da reforma administrativa. A comissão tem como relator o deputado Arthur Maia (DEM-BA). Parte dos parlamentares assegurou que a PEC não tem como objetivo atingir atuais servidores, defendendo também que categorias hoje de fora do texto como magistrados, militares e parlamentares fossem incluídos na reforma.

Como reação à instalação da Comissão, na manhã do mesmo dia, foi realizado um ato unificado, com a participação de entidades representativas de servidores públicos federais, estaduais, municipais, sociedade civil organizada e parlamentares, na luta contra o desmonte do Estado Brasileiro. A mobilização se estendeu ao espaço virtual, com a hashtag  #PEC32GolpeNoPovo, que se tornou um dos assuntos mais comentados no Twitter.

Foi entregue ao Presidente da Câmara, Arthur Lira, pelos integrantes da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, além de representantes dos servidores, um abaixo-assinado contendo quase 130 mil assinaturas pedindo a suspensão da tramitação da PEC 32. Lira garantiu, nesta reunião, que nenhum direito adquirido será atingido pela reforma administrativa, caso seja aprovada.

Entretanto, o mesmo aconteceu na tramitação da Reforma da Previdência e da EC 95, em que o governo assegurou que os atuais servidores não seriam atingidos pelo teto de gastos, mas o compromisso não foi seguido. Também deve-se ressaltar que o problema da PEC 32 não é apenas esse, ela é muito mais nociva para a sociedade. Assim, a pressão parlamentar se mostra cada vez mais fundamental, para que o projeto de desmonte do serviço público não siga em frente.

Confira aqui os deputados e deputadas membros da comissão.

Juiz de Fora iniciou em 10 de junho vacinação de trabalhadores e trabalhadoras da educação

APES participa de audiências com reitoria da UFJF

Consu da UFJF aprova atividades presenciais em cursos da área de saúde

 

 O Conselho Superior da UFJF aprovou na quarta-feira, 2 de junho, a Minuta que organiza e estabelece os parâmetros e marca uma data para o retorno às atividades presenciais de determinados cursos da área de saúde. Os cursos foram assim considerados pela reitoria e por uma maioria presente na reunião, por estarem com suas atividades completamente paralisadas na pandemia, e por dependerem de atividades práticas não adaptáveis a modalidade de ensino remoto.  Após um longo debate realizado em 3 reuniões, e após mudanças no documento apresentadas majoritariamente pelo Sintufejuf, foi autorizado o início do semestre suplementar em julho para os cursos de medicina, enfermagem e odontologia, após todas as etapas de adequação previstas no planejamento, como adequações de infraestrutura, aquisição de EPIs, mapeamento de autodeclaração e de vacinação de servidores, entre outras.

De acordo com as informações do represente da Apes na reunião, professor Leonardo Andrada, os representantes do Sintufejuf no CONSU solicitaram a retirada de pauta deste debate, por entenderem que tal medida atenta contra as medidas de segurança sanitária, mas esta proposta foi rejeitada pela maioria do conselho. Diante disso, o Sintufejuf propôs outras mudanças. Colocadas em votação, as propostas do sindicato de condicionar o retorno à vacinação e de testagem regular foram rejeitadas por 37 votos a 9. 

Em relação ao cronograma aprovado, Leonardo Andrade afirma que a data de início depende da definição das regras sanitárias da cidade e da possibilidade do oferecimento da proteção ampla de TAE, docentes e discentes.

“Estamos atravessando um dos piores momentos da pandemia no país, com níveis de contaminação inéditos e um número inaceitável de mortes diárias. Soma-se ainda o progressivo aumento das aglomerações devido à flexibilização das medidas de isolamento por parte de estados e municípios. Nesse contexto, a APES manteve-se firme na defesa da vida e, portanto, contrária à possibilidade de retorno de aulas presenciais na instituição, respeitando a decisão deliberada em Assembleia.” disse Augusto Cerqueira da diretoria da APES

Acesse a Resolução do Consu aqui


Andes participa de debate sobre a importância do 19J

A importância do 19J na luta pelo Fora Bolsonaro e Mourão e a necessidade de uma Greve Geral Sanitária será tema de debate neste sábado (12), às 10h30, que também será transmitido pelo Facebook e Youtube da CSP-Conlutas.

Vote contra a PEC 32, que destrói o serviço público

Vote contra a PEC 32, que destrói o serviço público, clique no link bit.ly/pec32camara e clique em Discordo totalmente

Comunicado sobre funcionamento das atividades da APES

 

A Diretoria da APES decidiu suspender as atividades presenciais em nossa sede a partir de 16 de março, como medida de prevenção contra a propagação da COVID-19 (coronavírus). A APES se manterá atuante na defesa dos professores e das professoras e na trincheira de luta pela educação pública.
Disponibilizamos a seguir os seguintes canais de comunicação, por cada setor:
Fale Conosco (32) 99109-2284

Secretaria: denise@apesjf.org.br
Tesouraria: ronaldo@apesjf.org.br - 32991605284
Plano de Saúde: beth@apesjf.org.br Jornalismo: apesjf@gmail.com
Assessoria Jurídica: leocastroadv@hotmail.com, Telefones: (32) 3216-7890 e (32) 99931-6924

Para receber mensagens pela lista de transmissão da APES, envie mensagem de whatsapp para (32)991586940, com nome completo, instituição, unidade e a palavra “aceito”

 

 

 Não responda a esse email

As mensagens à APES devem ser enviadas pelo faleconosco@apesjf.org.br. Somente desta forma poderão ser respondidas pela entidade.


 
<