APES convoca Eleições para Diretoria e Conselho de Representantes para o biênio 2022/2024

Começaram nesta quarta-feira, 17 de agosto, as inscrições para Diretoria e Conselho de Representantes da APES, biênio 2022/2024. As inscrições vão até o dia 27 de agosto, sexta-feira. A votação será feita presencialmente no dia 22 de setembro, em urnas distribuídas em diversas unidades e campi da UFJF e IF Sudeste MG.

Divulgação

Conforme previsto em Regimento Eleitoral, a APES publicou nos dias 14, 15 e 16 de agosto o Edital de Convocação das Eleições para a Diretoria e Conselho de Representantes do sindicato. O edital foi veiculado em jornais de grande circulação, nos formatos impresso e digital, das cidades de Juiz de Fora, Governador Valadares e Santos Dumont. 

Nesta sexta-feira, a Junta Eleitoral e Apuradora enviou uma Carta aos Conselheiros e às Conselheiras da APES informando sobre a abertura do processo eleitoral e solicitando que discutam em suas unidades a continuidade de seus mandatos, caso haja interesse, ou modificação para outro representante. Na Carta, também foi informado o quantitavo de conselheiros e conselheiras por unidade.

Todas as informações sobre as eleições da APES serão disponibilizadas e atualizadas em seção especial do site da APES. Confira aqui. 

Processo Eleitoral

A Junta Eleitoral e Apuradora, aprovada em assembleia docente, tem a seguinte composição: titulares – Marina Barbosa Pinto (Aposentada), Geruza Cristina Meirelles Volpe (Faced), Joacir Teixeira de Melo (Ich); suplentes – Jalon de Morais Vieira (IF Sudeste MG), Rafael Antunes Nóbrega (Engenharia), Viviane Souza Pereira (Serviço Social). 

Para participar da eleição, seja como candidato, seja como eleitor, o docente deve ter se filiado até o dia 16 de maio de 2022 e estar em dia com a contribuição financeira fixada pela Assembleia.

Confira abaixo os principais documentos e datas referentes às eleições.

REGIMENTO ELEITORAL

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DAS ELEIÇÕES

INFORMAÇÕES SOBRE INSCRIÇÕES

CALENDÁRIO DAS ELEIÇÕES:

 

 

ANDES-SN realizará 14º CONAD Extraordinário


O ANDES-SN realizará o 14º CONAD Extraordinário nos dias 12 e 13 de novembro de 2022 (sábado e domingo), na cidade de Brasília-DF, sob a organização da Diretoria Nacional do ANDES-SN, com o tema central: “CSP- Conlutas: balanço sobre atuação nos últimos dez anos, sua relevância na luta de classes e a permanência ou desfiliação da Central”.

 

Curso de Extensão debate ‘História, cultura e mobilizações indígenas na sala de aula’


O curso de extensão “História, cultura e mobilizações indígenas na sala de aula” se realiza entre as quinta-feiras de 25 de agosto a 20 de outubro, de maneira remota, a partir das 16 horas.

A iniciativa é organizada pelo Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais campus Juiz de Fora em parceria com a Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME), com o Conselho Indigenista Missionário (CIMI Regional Leste) e a Apes. 

Confira abaixo a programação: 

 

ANDES-SN abre processo de submissão de artigos para a Revista Universidade e Sociedade nº 71

A Revista Universidade e Sociedade - US é uma publicação semestral, editada pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior – ANDES-SN, cujo intuito é fomentar as pesquisas e debates relacionados tanto às experiências no campo da pesquisa acadêmica como oriundos das experiências sindicais e sociais acerca de temas de relevância para as lutas empreendidas pelo(a)s docentes em busca de uma universidade pública, gratuita e de qualidade, em âmbito nacional.

A diretoria do ANDES-SN, deliberou que o tema central do número 71 da revista US será "As contrarreformas no Brasil: a educação pública na resistência aos ataques neoliberais".

Além da temática central, também são aceitos artigos sobre questões da educação superior brasileira tais como:  estrutura das universidades, sistemas de ensino e aprendizagem, relação entre universidade e sociedade, condições de trabalho, questões de cultura, gênero, raça, classe, artes, ciência e tecnologia, apresentação de experiências de organização sindical de outros países, além de resenhas críticas de livros.

Os artigos enviados deverão obedecer à normatização abaixo e ser submetidos até o dia 24 de outubro de 2022. Esclarecemos que os artigos devem ser encaminhados para o endereço eletrônico: andessp@andes.org.br.

Esta edição US71, também, contemplará uma reportagem fotográfica, intitulada: “Derrotar Bolsonaro, nas ruas e nas urnas”, com prazo para depósito até o dia 20 de setembro de 2022.

Mais informações na Circular 305/2022


 

ANDES-SN participa do lançamento distrital da campanha pela revogação da reforma Trabalhista

A Campanha #RevogaJá - pela Revogação da Reforma Trabalhista – Nenhum trabalhador sem direitos, que reúne entidades do meio jurídico, além de coletivos de pesquisa e sindicatos de categorias dos setores público e privado, foi oficialmente lançada na capital federal no dia 12 de agosto, na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB). O ANDES-SN esteve presente representado pelo 1º vice-presidente da Regional Planalto do Sindicato Nacional, Luís Augusto Vieira.

Sindicalistas, juristas, economistas e trabalhadores de diversas categorias estão mobilizados em torno da revogação da Lei 13.467/2017, aprovada em 2017, no governo golpista de Michel Temer, impondo uma série de retrocessos no que diz respeitos aos direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores. Saiba mais sobre a Campanha "Revoga Já" aqui.

O lançamento oficial da campanha foi marcado por um Seminário, e o evento na íntegra está disponível no canal da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET).

Leia matéria completa aqui.



 

Siga a APES nas redes sociais

Participe das redes sociais da APES e fortaleça a luta!

Clique aqui para o canal da APES no You Tube

Clique aqui para o canal da APES no Facebook

Clique aqui para o canal da APES no Instagram

Para receber mensagens pela lista de transmissão da APES, envie mensagem de whatsapp para (32)991586940, com nome completo, instituição, unidade e a palavra “aceito”.



 Não responda a esse email

As mensagens à APES devem ser enviadas pelo faleconosco@apesjf.org.br. Somente desta forma poderão ser respondidas pela entidade.


 
<