Assembleia vai discutir greve dos Servidores Públicos Federais

 

Professoras e professores do IF Sudeste MG e da UFJF se reúnem em assembleia na quarta-feira, dia 23 de fevereiro, às 17h30, para discutir a greve dos SPF: estado de greve, eleição delegados e observadores para o 40º congresso do ANDES-SN, aulas presenciais e outros assuntos, além dos informes. A assembleia se dá por meio virtual e, para participar, basta clicar aqui

ID da reunião: 899 5084 6846


Setor das Federais do ANDES-SN discute mobilização dos SPF no dia 22

 


As Seções Sindicais do ANDES-SN se reúnem no Setor das Instituições Federais de Ensino (IFES) no dia 22 de fevereiro, terça-feira, para discutir a campanha salarial 2022 do(a)s servidore(a)s público(a)s federais deflagrada, em 18 de janeiro pelas entidades que compõem o FONASEFE. Em pauta também a pressão pelo retorno das atividades presenciais nas instituições. A APES realiza assembleia no dia 23 de fevereiro, já com as informações sobre os encaminhamentos dessa reunião.
Confira a pauta
1. Informes;
2. Campanha salarial 2022 dos Servidores Públicos Federais e Greve (Circular nº 016/2022)
3. Retorno às atividades presenciais e as condições sanitárias no Setor da IFES (Circular nº   033/2022);
4. Encaminhamentos.


Servidores Públicos Federais têm nova agenda de mobilização

O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais se reuniu ontem, dia 17 de fevereiro, e definiu uma nova agenda de atividades para a construção unificada da greve. Dentro dela, se realizou hoje em Brasília, na parte da manhã, em frente ao Ministério da Economia, o ato de aniversário de um mês sem resposta do governo federal à pauta de reivindicação do SPFs entregue em 18 de janeiro. A manifestação, de caráter simbólico, teve performance com trupe de palhaços, batucada, bandeiraços, bolo de aniversário e falas políticas dos dirigentes sindicais. 
No dia 23 de fevereiro se realiza uma Plenária Virtual, às 18 horas; no dia 08 de março será marcado pela mobilização do Dia Internacional de Luta das Mulheres; no dia 16 de março: Dia Nacional de Greve – ultimato dos servidores ao governo federal; e no 30 de março: Indicativo de deflagração de GREVE por tempo indeterminado.
Confira o relatório da reunião do FONASEFE realizada nesta quinta-feira (17)
ReuniaodoFONASEFE170222
Com informações do Sinasefesp

 

 

 

Banner da APES é vandalizado em frente a sua sede

 

Na noite de segunda-feira, 14 de fevereiro, o banner fixado em frente da sede da APES foi atacado por duas pessoas, que se esforçaram em apagar, com spray, os dizeres de Fora Bolsonaro. O ato foi presenciado por pessoas que passavam no local, que filmaram a ação, fazendo também a denúncia aos seguranças do campus, os quais acionaram a PM. Uma pessoa foi autuada em flagrante. 

Não é a primeira vez que a APES sofre ataques à sua liberdade de opinião, outro banner neste mesmo local e outdoors no centro da cidade também foram vandalizados, indicando que esse tipo de ação não se trata de um caso isolado.

Acompanhe abaixo, Nota da APES repudiando a intolerância e o discurso de ódio e reafirmando a continuidade de sua luta em defesa da educação e da liberdade de manifestação.

Nota da APES sobre atos de vandalismo e intolerância praticados contra a entidade

Clique aqui para baixar a nota em PDF

Novamente, a sede APES – Associação dos Professores de Ensino Superior – foi vítima de vandalismo pelo exercício do direito constitucional à livre manifestação política. Manifestação esta que se apoia em decisão de assembleia da categoria de se incorporar à luta pelo Fora Bolsonaro, como resposta aos imensos ataques do governo à educação e à toda classe trabalhadora. As instituições públicas de ensino têm sido sucateadas, sua autonomia desrespeitada e a liberdade de ensinar reiteradamente cerceada. A população está desempregada, milhares de brasileiros e de brasileiras voltaram à miséria, e a fome já atinge a maioria da população. Soma-se ainda a esse cenário devastador, as milhares de mortes que deveriam ter sido evitadas por meio de políticas públicas adequadas ao combate à pandemia. 

Cabe explicar, mais uma vez, que a APES constitui-se como sociedade sem fins lucrativos, de natureza civil, autônoma e com personalidade jurídica. Portanto, o banner exposto na frente da sede da APES é de propriedade e responsabilidade da entidade, não havendo qualquer relação com a Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aproveitamos também para informar que os responsáveis pelo dano ao banner instalado em nossa sede foram denunciados à segurança do campus por cidadãos que passavam no momento da ação, o que possibilitou a autuação de um deles pelas autoridades competentes. Adicionalmente, as imagens veiculadas nas redes sociais chocam ainda mais pela agressão e ataques homofóbicos direcionados ao cidadão que filmava a ação. A diretoria da APES se solidariza com a vítima da agressão, se colocando à disposição para o que for necessário. Tomaremos todas as medidas legais cabíveis para responsabilização dos envolvidos.

Reiteramos o nosso repúdio a esses ataques que demonstram a intolerância e o desejo de oprimir a livre manifestação de pensamento. Tais ações não nos intimidarão. Assim, em respeito à história da entidade e à categoria, nos manteremos firmes na luta em defesa da educação pública, pela liberdade de manifestação, contra a opressão e pelo Fora Bolsonaro.

Censura 

Em junho de 2020, outro banner da APES, instalado no mesmo local, foi alvo de  censura e serviu de motivo para propagar agendas de criminalização do movimento sindical e de controle ideológico das universidades públicas. 

O banner apresentava os dizeres “Luto por vida”, “#BastaBolsonaro” e “Vidas importam!”. Compunha-se, assim, de manifestação em repúdio aos projetos do governo de desmonte dos serviços públicos, aos ataques aos servidores, de “luto simbólico” pelos milhares de mortos recentes por Covid-19 e em defesa das vidas negras.

Na ocasião, uma carta enviada à reitoria da UFJF solicitou “a implementação dos atos necessários para a retirada da placa fixada pela APESJF”. A tentativa de censura, além de encaminhada à administração da UFJF, foi protocolada no Ministério da Educação.

A APES se manifestou por meio de uma Nota de Esclarecimento, reafirmando sua luta em defesa da vida e repudiando as mentiras propagadas nas redes sociais e o fascismo. A APES se respaldou ainda na decisão de 14 de maio do Supremo Tribunal Federal, que reafirmou a liberdade de manifestação de pensamentos e ideias em universidades.

A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia – Núcleo Minas Gerais (ABJD – MG) também se manifestou naquele momento. Também recorrendo à decisão do STF, a associação afirmou, em Nota, que “manifestações políticas, inclusive de caráter político-partidário, realizadas nas universidades encontram-se, tal como reconhecido na ADPF 548, pelo STF, amparadas pelas liberdades democráticas e pela autonomia universitária. A liberdade de expressão de docentes, seja na dimensão individual, seja na coletiva, por meio de entidade representativa, como no caso da ApesJF; bem como a de estudantes, de técnico-administrativos em educação, nos ambientes escolares, acadêmicos, não se submete, também de acordo com essa decisão do STF, à perspectiva de controle e de fiscalização por agentes estatais. Não significa dizer, com isso, que essas liberdades sejam absolutas. A liberdade de manifestação de pensamento não abarca discursos de ódio, nem apologias a regimes antidemocráticos com ela incompatíveis”

Confira alguns dos banners confeccionados pela APES

 

 

 

 

UFJF e IF Sudeste MG decidem exigir passaporte vacinal para volta presencial

 

UFJF e IF Sudeste MG decidiram, no dia 14 de fevereiro, em seus respectivos Conselhos Superiores, pela exigência do passaporte vacinal para o retorno presencial das aulas.

Dentro do IF Sudeste MG, a exigência é do esquema vacinal atualizado, inclusive com a dose de reforço. Aqueles que começaram o esquema vacinal atrasado poderão frequentar as aulas, desde que cumpram os prazos a partir da primeira dose. Aqueles que não apresentarem a comprovação poderão frequentar as aulas apresentando teste negativo para covid realizado nas últimas 72 horas. No entanto, o IF Sudeste MG segue em regime de ensino remoto, tendo recuado ao Cenário 1, ou seja, sem aulas presenciais, em decisão tomada em 26 de janeiro, por conta do avanço da variante Omicron.

A UFJF também irá exigir o passaporte. A decisão foi tomada com 48 votos favoráveis, uma abstenção e nenhum voto contrário. Para definir de que forma isso será colocado em prática, como exigir e fiscalizar, que consequências haverá para quem não apresentar o documento, foi criada uma comissão de trabalho que apresentará uma minuta na próxima semana. 

Durante a reunião, a APES questionou a divulgação da volta presencial às aulas na UFJF para o dia 18 de abril, no que a Administração Superior explicou ter havido um mal-entendido, que a interpretação foi equivocada e que sua declaração pública apenas indicava a possibilidade do retorno.

 

Entidades realizam campanha de arrecadação para vítimas das chuvas em Petrópolis

Nesta terça-feira, 15 de fevereiro, a forte chuva que atingiu a cidade de Petrópolis provocou 120 mortes confirmadas e 134 registros de desaparecimento segundo a Polícia Civil. A Defesa Civil contabilizou 323 deslizamentos e 399 ocorrência. Em 6 horas, choveu mais do que se esperava para o acumulado do mês inteiro na cidade – cerca de 260 mm. A Prefeitura Municipal decretou estado de calamidade pública e até a madrugada desta quinta-feira, 849 pessoas estavam acolhidas em 19 pontos de apoio montados em escolas públicas.

Assim, a APES e o Sintufejuf estão recebendo doações de itens indicados como necessários pelo CCDH, Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis. Os itens listados abaixo podem ser entregues até hoje, na sede do Sintufejuf, Rua Santo Antônio, 309, Centro.

 

O CCDH também recebe doações de itens e contribuições em dinheiro. Dados bancários: Banco do Brasil, agência 2885-1, conta 127599-2, CNPJ 27219757/0001-27 Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis.

 

Colabore!

Confira informações e materiais do 40º Congresso do ANDES-SN

 

 

O 40º Congresso do ANDES será realizado presencialmente entre 27 de março e 1º de abril de 2022 (domingo a sexta-feira), na cidade de Porto Alegre/RS, com o tema central “A vida acima dos lucros: ANDES-SN 40 anos de luta!”. O Credenciamento é prévio e digital e será realizado pela seção sindical até o dia 28 de fevereiro.

Confira aqui as Circulares, Matérias, artes gráficas e outros documentos referentes ao 40º Congresso do ANDES-SN.

 

 

Siga a APES nas redes sociais

Participe das redes sociais da APES e fortaleça a luta!

Clique aqui para o canal da APES no You Tube

Clique aqui para o canal da APES no Facebook

Clique aqui para o canal da APES no Instagram

Para receber mensagens pela lista de transmissão da APES, envie mensagem de whatsapp para (32)991586940, com nome completo, instituição, unidade e a palavra “aceito”

 

Comunicado sobre funcionamento das atividades da APES

 

A Diretoria da APES decidiu suspender as atividades presenciais em nossa sede a partir de 16 de março, como medida de prevenção contra a propagação do COVID-19 (coronavírus). A APES se manterá atuante na defesa dos professores e das professoras e na trincheira de luta pela educação pública.
Disponibilizamos a seguir os seguintes canais de comunicação, por cada setor:
Fale Conosco – (32) 99109-2284

Secretaria: denise@apesjf.org.br
Tesouraria: ronaldo@apesjf.org.br - 32991605284
Plano de Saúde: beth@apesjf.org.br Jornalismo: apesjf@gmail.com
Assessoria Jurídica: leocastroadv@hotmail.com, Telefones: (32) 3216-7890 e (32) 99931-6924

Para receber mensagens pela lista de transmissão da APES, envie mensagem de whatsapp para (32)991586940, com nome completo, instituição, unidade e a palavra “aceito”

 

 Não responda a esse email

As mensagens à APES devem ser enviadas pelo faleconosco@apesjf.org.br. Somente desta forma poderão ser respondidas pela entidade.


 
<