Professores que queiram ir ao ato do dia 16 de março em Brasília deverão entrar em contato com a APES

Professores e professoras que desejarem participar, em Brasília, do Dia Nacional de Lutas dos Servidores Públicos Federais, que se realiza no dia 16 de março, podem entrar em contato com a APES pelo email – faleconosco@apesjf.org.br, para acertar os detalhes. O contato deverá ser feito até o dia 14 de março.

A data do 16 de março está dentro do calendário de mobilização dos SPFs em busca da reposição linear 19,99% e serve como um ultimato ao governo.

Com o ato, será aberto o prazo de sete dias para que a negociação, em relação à pauta de recomposição salarial, protocolada no dia 18 de janeiro de 2022, seja aberta. Até hoje, Bolsonaro não se posicionou sobre as reivindicações apresentadas.

Caso contrário, no dia 23 de março os trabalhadores e trabalhadoras deverão dar início à Greve Nacional dos Servidores Públicos Federais, com paralisação de todas as atividades do funcionalismo por tempo indeterminado.

 

 

Ato unificado “Pela Vida das Mulheres” ocupou o centro de Juiz de Fora neste 8 de março

Representantes da APES estiveram presentes nesta terça, 8 de março, no ato unificado “Pela Vida das Mulheres”, com o lema “Bolsonaro nunca mais! Por um Brasil sem machismo, sem racismo e sem fome!”. A atividade foi organizada por Mulheres do PT de Juiz de Fora, Frente Brasil Popular e Fórum 8M, que reúne diversos coletivos feministas, partidos políticos, movimentos e organizações sociais e entidades sindicais de Juiz de Fora. 

O ato teve início na Praça da Estação, às 17h, onde as representantes das organizações falaram aos participantes e à população presente sobre a importância do 8 de março como um dia de luta em defesa da vida das mulheres, contra o machismo, o racismo e o feminicídio, e em defesa de políticas públicas que garantam a segurança, a saúde, a educação, trabalho e salários justos para as mulheres. 

Após os discursos, o grupo Maracatu Estrela na Mata abriu o cortejo que seguiu da Praça da Estação até o Cine Theatro Central. Ali, o ato político-cultural “Todas Elza” foi realizado com a apresentação de as artistas parceiras do movimento: Alessandra Crispim, Ampla Cia, Charmosas do Tamborim, Grupo Teatral Projeto Manifesta na Rua, Ingoma, Mc Xuxu e Samba de Colher.

Outras ações

As atividades de mobilização para o 8 de março foram iniciadas na semana anterior, com panfletagem no calçadão da rua Halfeld e na feira da Avenida Brasil. No sábado,  uma banca foi montada no calçadão com o objetivo de receber absorventes a serem distribuídos gratuitamente para mulheres em vulnerabilidade social .

As mobilizações continuam durante a semana, com uma atividade nesta quarta-feira, com as companheiras do bairro Dom Bosco, e no dia 14, quando será realizada a ação “14M Marielle Presente”, com local e horário ainda a definir.



 

 

Servidores Públicos Federais lançam Comando de Mobilização de Greve

              Na quarta-feira, 9 de março, às 18 horas, foi realizado o lançamento do Comando de Mobilização e Construção da Greve dos Servidores Públicos Federais. A transmissão do evento será via Youtube e Facebook, através dos canais do Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais) e do Fonacate (Fórum das Carreiras Típicas de Estado) e das entidades dos fóruns. O ANDES-SN também fará a transmissão em suas redes.

              As trabalhadoras e os trabalhadores do serviço público federal estão sem reajuste salarial desde 2017, e acumulam perdas salariais desde 2011, o que significa uma defasagem nos salários de, ao menos, 49,28%. No entanto, nesse momento, reivindicam o índice de 19,99%, que é referente à inflação acumulada durante os três anos de governo de Jair Bolsonaro, conforme o Índice de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA/IBGE). Cobram ainda a revogação da Emenda Constitucional 95 e a derrubada da Proposta de Emenda à Constituição 32.

              Caso o governo não inicie negociação com o Fonasefe e Fonacate, as categorias acenam para a deflagração de uma greve geral dos serviços públicos a partir de 23 de março. No dia 16 de março, está prevista uma grande mobilização para pressionar o governo a dialogar com as servidoras e os servidores.

              APES

              Em assembleia da APES realizada no dia 23 de fevereiro, docentes da UFJF e do IF Sudeste MG aprovaram a adesão à agenda dos Servidores Públicos Nacionais com mobilizações no dia 16 de março, como dia nacional de luta. A assembleia indicou ainda que a APES procure construir comitês locais de mobilização junto com outras categorias dos SPF.

              ANDES

              A diretoria encaminhou, por meio da circular 084/2022, orientações sobre a realização de rodadas de assembleias, constituição dos Comitês Locais de mobilização permanente e construção da Greve, fortalecimento dos fóruns de servidores nos estados e municípios e para a realização de atividades que possam dialogar com a população sobre a importância da universidade pública. 

              CALENDÁRIO NACIONAL/APES

              08/03 – Dia de Luta Internacional das Mulheres “Pela vida das mulheres, Bolsonaro nunca mais! Por um Brasil sem machismo, sem racismo e sem fome”;

              09/03 – Lançamento do Comando Nacional de construção da GREVE (atividade virtual) e início das rodadas de assembleias para instalação dos Comitês Locais de construção de greve e votação do dia de paralisação no dia 16 de março;

              16/03 – Dia Nacional de Mobilização, paralisações e manifestações em todo Brasil, com ato em Brasília e nos Estados;

              1º/04 – Ato em Porto Alegre pelas Liberdades democráticas e em defesa dos serviços públicos.

Com informações do ANDES-SN

Direção do Campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG responde a questionamento da APES

              A Diretora Geral do Campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG, professora Cláudia Coura, respondeu, na segunda-feira, dia 07 de março, ao questionamento da APES a respeito da denúncia de que a Direção de Ensino e a Coordenação de Ensino da Educação Profissional e Tecnológica do Campus Juiz de Fora estariam sugerindo a renúncia dos membros dos colegiados dos cursos técnicos. O objetivo seria a modificação nas regras para o processo de eleição de membros dos colegiados no campus com um edital único. Veja matéria clicando aqui.
              Na resposta ao ofício da APES, a direção afirma: “Reiteramos que a gestão do Campus Juiz de Fora sempre respeitou e continuará respeitando os ritos e as temporalidades previstas nos processos eleitorais sustentados por regimentos internos da Instituição.
              Verifica-se da leitura do documento enviado pela APES que a Direção de Ensino e a Coordenação de Ensino Técnico e Tecnológico levou ao colegiado de coordenadores a ideia em caráter sugestivo, com o objetivo de fomentar o debate e a discussão do tema.
              Despeço-me reiterando que continuamos sempre à disposição para o diálogo e envio cordiais saudações.”
              “A APES segue acompanhando o tema, e permanece à disposição do corpo docente e da direção do Campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG, para o diálogo sempre que necessário”, afirmou o professor Miguel Faria, da direção da APES.

 

Siga a APES nas redes sociais

Participe das redes sociais da APES e fortaleça a luta!

Clique aqui para o canal da APES no You Tube

Clique aqui para o canal da APES no Facebook

Clique aqui para o canal da APES no Instagram

Para receber mensagens pela lista de transmissão da APES, envie mensagem de whatsapp para (32)991586940, com nome completo, instituição, unidade e a palavra “aceito”

 

Comunicado sobre funcionamento das atividades da APES

 

A Diretoria da APES decidiu suspender as atividades presenciais em nossa sede a partir de 16 de março, como medida de prevenção contra a propagação do COVID-19 (coronavírus). A APES se manterá atuante na defesa dos professores e das professoras e na trincheira de luta pela educação pública.
Disponibilizamos a seguir os seguintes canais de comunicação, por cada setor:
Fale Conosco – (32) 99109-2284

Secretaria: denise@apesjf.org.br
Tesouraria: ronaldo@apesjf.org.br - 32991605284
Plano de Saúde: beth@apesjf.org.br Jornalismo: apesjf@gmail.com
Assessoria Jurídica: leocastroadv@hotmail.com, Telefones: (32) 3216-7890 e (32) 99931-6924

Para receber mensagens pela lista de transmissão da APES, envie mensagem de whatsapp para (32)991586940, com nome completo, instituição, unidade e a palavra “aceito”

 

 Não responda a esse email

As mensagens à APES devem ser enviadas pelo faleconosco@apesjf.org.br. Somente desta forma poderão ser respondidas pela entidade.


 
<