Inscrições para diretoria e conselho de representantes da APES terminam amanhã.
Sede estará aberta no sábado de 8h às 17h

         Seguindo o calendário eleitoral previsto no Regimento, terminam neste sábado, 27 de agosto, as inscrições de chapas para Diretoria da APES – biênio 2022/2024.

         Sede vai estar aberta no sábado de 8h às 17h

         A sede estará aberta neste último dia de prazo, de 9h às 17h, para receber as inscrições, que também podem ser feitas para o Conselho de Representantes, conforme divulgado no Edital de Convocação,

         Diretoria

         As diretorias da APES, desde sua fundação em 1978, é composta por 7 membros, respeitando a representação dos segmentos da carreira docente das duas instituições federais de ensino que compõem a base do sindicato.
Podem se candidatar à diretoria da APES todos e todas as docentes sindicalizados que:

  • não estiverem em exercício dos cargos de Reitor, Vice-Reitor, Pró-Reitor, Diretor de Unidade, Diretor de Campus ou cargos equivalentes, e em assessoria direta a esses cargos;
  • tenham se filiado até o dia 16 de maio de 2022;
  • estejam em dia com o pagamento da contribuição financeira fixada pela Assembleia Geral.

         No registro da inscrição, as chapas deverão registrar a nominata completa dos candidatos aos cargos de Presidente, Vice-Presidente, Secretário Geral, 1º Secretário, 2º Secretário, 1º Tesoureiro e 2º Tesoureiro.
Demais informações sobre a inscrição de chapas estão disponíveis no Capítulo V do Regimento.

Conselho de Representantes

         A estrutura de nossa Seção Sindical tem por instância deliberativa intermediária o Conselho de Representantes, cujo centro da ação é definir sobre a política e o funcionamento da entidade, incluindo a função de Conselho Fiscal, eleito entre os membros, atuando junto com a diretoria. É composto por docentes representando cada unidade de ensino da UFJF e dos campi do IF Sudeste, na proporção do número de filiados.
         A inscrição e eleição dos candidatos ao Conselho de Representantes é individual, independente de chapa. 
O Conselho de Representantes é composto:

  • de um representante para cada grupo de 30 (trinta) filiados ou fração, vinculados às Unidades Acadêmicas da UFJF; 
  • de um representante para cada grupo de 30 (trinta) filiados ou fração, vinculados aos Campi do IF Sudeste MG; 
  • de um representante dos docentes aposentados para cada grupo de 60 (sessenta) filiados desta categoria ou fração. 

         Para que as Unidades Acadêmicas da UFJF e os Campi do IF Sudeste MG alcancem o seu primeiro representante no Conselho de Representantes, é necessário que reúnam, pelo menos, 03 (três) filiados.
Mais informações sobre a inscrição e eleição de conselheiros e conselheiras estão no Título II – Capítulo I, do Regimento Eleitoral.
         A Junta Eleitoral e Apuradora enviou uma Carta aos Conselheiros e às Conselheiras da APES informando sobre a abertura do processo eleitoral e solicitando que discutam em suas unidades a continuidade de seus mandatos, caso haja interesse, ou modificação para outro representante. A carta também informou o quantitavo de conselheiros e conselheiras por unidade. Confira.

 

UNIDADES / QUANTIDADE DE CONSELHEIROS POR UNIDADE

ADMINISTRACAO: 1

APOSENTADO: 9

ARQUITETURA: 1

COMUNICACAO: 1

DIREITO: 1

ECONOMIA: 1

ED.FISICA: 1

EDUCACAO: 2

ENFERMAGEM: 1

ENGENHARIA: 1

FARMACIA: 1

FISIOTERAPIA: 1

IAD: 1

ICB: 2

ICE: 1

ICH: 2

IFET BARBACENA: 0

IFET MURIAE: 1

IFET RIOPOMBA: 0

IFET SANTOS DUM: 1

IFETJF: 2

INSTITUTO CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS (GV): 1

INSTITUTO DE CIENCIAS DA VIDA (GV): 1

JOAO XXIII: 2

LETRAS: 1

MEDICINA: 1

ODONTOLOGIA: 1

SERV.SOCIAL: 1

 

         Para mais informações sobre inscrições ou esclarecimento de dúvidas, o contato pode ser feito pelo e-mail denise@apesjf.org.br  ou pelo telefone (32) 3215-1286 – Denise (secretaria).

         Processo Eleitoral

         A Junta Eleitoral e Apuradora, aprovada em assembleia docente, tem a seguinte composição: titulares – Marina Barbosa Pinto (Aposentada), Geruza Cristina Meirelles Volpe (Faced), Joacir Teixeira de Melo (Ich); suplentes – Jalon de Morais Vieira (IF Sudeste MG), Rafael Antunes Nóbrega (Engenharia), Viviane Souza Pereira (Serviço Social). 
Para participar da eleição, seja como candidato, seja como eleitor, o docente deve ter se filiado até o dia 16 de maio de 2022 e estar em dia com a contribuição financeira fixada pela Assembleia.
Todas as informações sobre as eleições da APES serão disponibilizadas e atualizadas em seção especial do site da APES. Confira aqui. 
Confira abaixo os principais documentos e datas referentes às eleições.

REGIMENTO ELEITORAL

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DAS ELEIÇÕES

INFORMAÇÕES SOBRE INSCRIÇÕES

CALENDÁRIO DAS ELEIÇÕES:

 

Fonasefe convoca Jornada de Lutas para pressionar por orçamento para reajuste em 2023

         As entidades nacionais representativas das servidoras e dos servidores públicos federais, entre as quais o ANDES-SN, continuam em campanha pela valorização do funcionalismo federal, do serviço público e em defesa do reajuste salarial emergencial de 19,99%. Para isso, o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) realizará mais uma Jornada de Lutas em Brasília (DF) de 29 de agosto a 2 de setembro.

         A semana na qual o Congresso Nacional pode votar o Projeto de Lei Orçamentária para 2023 (PLOA) será marcada por atos no aeroporto da capital federal, protestos na Câmara dos Deputados com atividades no Auditório Nereu Ramos, entre outros. As ações terão como objetivo pressionar parlamentares a incluir no PLOA 2023 recursos para o reajuste salarial dos servidores e das servidoras, que amargam anos de salários defasados.

         “Considerando a importância de pressionarmos o Congresso e o governo para o atendimento da pauta salarial das entidades do Fonasefe, na elaboração e aprovação da LOA 2023, convocamos as seções sindicais a fortalecerem a nova Jornada de Lutas do Fonasefe, no período de 29 de agosto a 02 de setembro de 2022, em Brasília (DF). Para somar às mobilizações, convidamos as seções sindicais a enviarem representações para Brasília (DF)”, conclama o ANDES-SN em circular encaminhada às seções sindicais do Sindicato Nacional.

Confira a agenda da Jornada de Lutas:

Segunda-feira (29/08/22)
16h – Ato de recepção de parlamentares no aeroporto de Brasília

Terça-feira (30/08/22)
7h - Ato de recepção de parlamentares no aeroporto de Brasília
14h - Ato no Anexo II da Câmara dos Deputados

Quarta-feira (31/08/22)
09h – Ato com o(a)s aposentado(a)s no Auditório Nereu Ramos - Anexo II -Câmara dos Deputados
15h – Ato em defesa do serviço público no Auditório Nereu Ramos - Anexo II - Câmara dos Deputados

Quinta-feira (01/07/22)
Indicativo de possível ato na porta do Ministério da Economia, com horário a definir.

Matéria publicada originalmente no site do ANDES-SN

UFRGS revoga títulos de Doutor Honoris Causa dos ex-presidentes ditadores Costa e Silva e Médici

           O Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) decidiu, na última sexta-feira (19), pela revogação dos títulos de Honoris Causa concedidos a Artur da Costa e Silva (1967) e Emílio Garrastazu Médici (1970), ambos presidentes ditadores durante o período da ditadura empresarial-militar no Brasil. Foram 48 votos favoráveis e apenas um contrário. 

           “A UFRGS se junta aos Conselhos Superiores da UFRJ e Unicamp, que já tomaram decisões semelhantes, e conclama as demais universidades brasileiras a construírem esse processo de reparação. A submissão e concessão de honrarias a ditadores é incompatível com a natureza científica, autônoma democrática e humanista da Universidade. Ditadura Nunca Mais!”, afirma a Seção Sindical do ANDES-SN na UFRGS, em nota.

           O Coletivo “Memória e Luta - UFRGS” é composto por professores de várias unidades da UFRGS e foi responsável por encaminhar o pedido de revogação desses dois títulos ao Consun. O debate sobre o tema vem acontecendo desde janeiro de 2021, quando o grupo executou o Projeto de Extensão “Memória: 50 anos dos Expurgos na UFRGS”, que teve como um dos resultados a exposição de mesmo nome, exibida na universidade durante o 40º Congresso do ANDES-SN na UFRGS, em março deste ano. O Coletivo foi criado com a motivação da urgência de valorizar os sentidos da democracia no contexto do marco de 50 anos dos afastamentos sumários de dezenas de docentes da UFRGS, durante o período ditatorial recente.


Matéria publicada originalmente no site do ANDES-SN

Siga a APES nas redes sociais

Participe das redes sociais da APES e fortaleça a luta!

Clique aqui para o canal da APES no You Tube

Clique aqui para o canal da APES no Facebook

Clique aqui para o canal da APES no Instagram

Para receber mensagens pela lista de transmissão da APES, envie mensagem de whatsapp para (32)991586940, com nome completo, instituição, unidade e a palavra “aceito”


 

 Não responda a esse email

As mensagens à APES devem ser enviadas pelo faleconosco@apesjf.org.br. Somente desta forma poderão ser respondidas pela entidade.


 
<