...............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

 

APES realiza Seminário Preparatório para o 41º Congresso do ANDES-SN

 

.

 

Realizou-se na tarde desta quinta-feira, 02 de fevereiro, o Seminário Preparatório para o 41º Congresso do ANDES-SN. O objetivo do debate é coordenar as ações dos representantes, eleitos em assembleia da APES, nas votações e discussões que vão se realizar no encontro nacional. A reunião teve a leitura das propostas contidas no Caderno de Textos, sobre temas importantes que serão discutidos, aprovados ou rejeitados no Congresso, momento em que se definem as direções das lutas que o Sindicato Nacional vai empreender em 2023.

A delegação da APES é composta por: Jalon Morais, Lisleandra Machado, Augusto Cerqueira, Dileno Dustan, Fábio José Martins, Lucas Mendes e Renato Gonçalves.

CONGRESSO

O Congresso do ANDES começa nesta segunda-feira, 6 de fevereiro, e vai até o dia 10. O evento será realizado na Universidade Federal do Acre (Ufac), sob a organização da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Acre (Adufac - Seção Sindical). Essa é a primeira vez que o congresso do Sindicato Nacional é realizado na capital acriana. 

Com o tema central “Em defesa da educação pública e pela garantia de todos os direitos da classe trabalhadora”, o encontro deve reunir ao menos 600 professoras e professores de universidades federais e estaduais, institutos federais e cefets de todo o Brasil.

Instância máxima de deliberação da categoria docente, o 41º Congresso tratará de pautas importantes da categoria como carreira e reajuste salarial, financiamento das Instituições Públicas de Ensino, adoecimento docente, ensino remoto, entre outras, além de temas da conjuntura nacional e internacional da luta da classe trabalhadora.

Neste 41º Congresso, também serão apresentadas e inscritas as chapas que disputarão o processo eleitoral para a próxima diretoria do ANDES-SN. A votação ocorrerá nos dias 10 e 11 maio, em todo o território nacional. As professoras e professores eleitos estarão à frente da entidade durante o biênio 2023/2025.

Arte e cultura
Além do debate político e das deliberações que orientarão a luta da categoria docente para o próximo período, o 41º Congresso também apresentará aos e às docentes de todo o país a arte e cultura da região Norte. O encontro terá atrações como o grupo "Cantos e Encantos Yawanawa", composto por mulheres do povo Yawanawa, originárias da Terra Indígena do Rio Gregório; as exposições de artes visuais “Fábulas das Ilusões Felizes” e “Vestígios inversos e poéticas das ilusões felizes”, do artista Danilo De S’Acre; a mostra fotográfica "O trabalho a céu aberto na Amazônia pandêmica", das professoras Letícia Helena Mamed e Eurenice Oliveira de Lima, da Ufac; entre outras. 

Acompanhe a cobertura do 41º Congresso do ANDES-SN, a partir de segunda (6), nas redes sociais e no site do Sindicato Nacional.

 

Servidoras e servidores públicos participam da posse de parlamentares 

 

O ANDES-SN, juntamente com o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), participou, na manhã de hoje, 01 de fevereiro, da posse das e dos parlamentares na Câmara dos Deputados e Senado, que  iniciam o ano legislativo. O objetivo foi entregar uma carta de reivindicações sobre a campanha salarial aos deputados e deputadas, com pedidos de revogação de decretos e leis feitas pelo último governo.  Leia a carta aqui.

Os Servidores Públicos Federais estão há, pelo menos, seis anos sem recomposição salarial. Neste período, a inflação já consumiu 40% das remunerações. Além disso, as trabalhadoras e os trabalhadores do serviço público federal também sofreram perdas com o aumento das alíquotas previdenciárias e a falta de correção da tabela do imposto de renda

 

Representantes do ANDES-SN participam de entrega de carta dos servidores públicos federais aos e às parlamentares empossados/as.

 

Agenda de Mobilização pelo Reajuste Salarial começou nesta terça-feira com “tuitaço” e ato virtual

 

O último dia do mês de janeiro marcou o “Dia Nacional de Mobilização pelo reajuste salarial das servidoras e dos servidores públicos federais”. O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) organizaram a Agenda de Mobilização pelo Reajuste Salarial que teve início com um “tuitaço” pela recomposição salarial, utilizando a “hashtag” #RecomposiçãoJá, na manhã de 31 de janeiro.

Já durante a tarde, dando sequência à programação, foi realizado o Ato virtual de Mobilização pela Recomposição Salarial, transmitido pelo Facebook e YouTube do Fonasefe, com transmissão feita também pelo Facebook do Andes-SN. Os participantes da live ressaltaram, em suas falas, que a negociação com o atual governo precisa ser objetiva para resolver os problemas salariais dos SPFs. Além disso, afirmaram a importância da mobilização e do otimismo na luta, a partir da construção de uma unidade entre o Fonasefe e o Fonacate. Veja a live na íntegra aqui.

A campanha de mobilização terá continuidade no mês de fevereiro, com atividades virtuais e nas ruas. Nos dias 1 e 2, houve intensa atividade no Congresso Nacional. O ANDES-SN participou de reunião com o Ministro da Previdência Social pela revogação da Reforma da Previdência de 2019, além de tratar sobre o decreto 10.620/21. Como relatado na matéria anterior, os representantes das entidades participaram da posse de parlamentares, exigindo a recomposição salarial dos SPF. E no dia 7, participam da mesa de negociação com o governo.

NEGOCIAÇÃO

A agenda de atividades organizada pelo Fonasefe e pelo Fonacate pretende dar visibilidade e força à pauta unificada dos SPF diante da mesa de negociação que será realizada com o governo. O secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Sérgio Mendonça, confirmou a instalação da Mesa Nacional de Negociação Permanente dos Servidores Públicos no dia 07 de fevereiro. A reunião, com a presença das entidades que compõem o Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (Fonasefe), acontecerá às 11 horas.

 

ANDES-SN convoca o VII Seminário Estado e Educação

 

Nos dias 10, 11 e 12 de março, o ANDES-SN realiza o VII Seminário Estado e Educação que tem como tema "O Projeto do Capital para a Educação: Como enfrentá-lo?". O evento acontecerá na sede da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual do Ceará (Sinduece SSind.), no campus Itaperi da Uece, em Fortaleza (CE).

Devido à situação sanitária, só poderão participar as e os docentes vacinados. É necessário o uso da máscara durante o evento em todos os espaços. As seções sindicais têm até o dia 24 de fevereiro, às 14h, para indicar representantes por meio do formulário eletrônico (Aqui) https://forms.gle/wzZwaiodKfRbKrLC8

Programação
A primeira atividade do VII Seminário Estado e Educação do Sindicato Nacional está prevista para a tarde de sexta-feira (10), com o painel "Reforma do Ensino Médio". Às 18h acontecerá a mesa oficial de abertura, seguida do debate "O Projeto do Capital para a Educação: como enfrentá-lo?".

Já no segundo dia (11) do seminário, pela manhã, as e os docentes acompanharão a mesa "Defesa das Cotas - 10 anos da Política de Cotas" e, lodo depois, a "Militarização e a ofensiva neoliberal nas escolas". De tarde, acontecerá o debate sobre "EaD, Plataformização, ERE, Ensino Híbrido".

No último dia (12), pela manhã, as e os docentes se reúnem em grupos de trabalho para discutir as temáticas abordadas no seminário e depois na plenária de encerramento.

Acesse a Circular nº 017/2023

Com informações do ANDES-SN

 

Siga a APES nas redes sociais

Participe das redes sociais da APES e fortaleça a luta!

Clique aqui para o canal da APES no You Tube

Clique aqui para o canal da APES no Facebook

Clique aqui para o canal da APES no Instagram

Para receber mensagens pela lista de transmissão da APES, envie mensagem de whatsapp para (32)991586940, com nome completo, instituição, unidade e a palavra “aceito”

 

 Não responda a esse email

As mensagens à APES devem ser enviadas pelo faleconosco@apesjf.org.br. Somente desta forma poderão ser respondidas pela entidade.


 
<