24 de Julho pela vida!

No dia 24 de julho, a Apes estará presente novamente no Ato Fora Bolsonaro, que será realizado em todo o país em unidade com diversas entidades sindicais e movimentos sociais. Em Juiz de Fora, o ato será às 10h, no Parque Halfeld.

Em Governador Valadares, o ato será na Praça do Emigrante (shopping), às 9h, com a organização de 20 entidades.

Vamos às ruas em defesa da vida, da vacinação, dos serviços públicos, da educação. Em luto pelas mais de 540 mil mortes.
A exemplo das manifestações anteriores, o ato ocorrerá sob os protocolos sanitários para evitar contágio e propagação do coronavírus. Use máscara, mantenha o distanciamento e leve álcool em gel.

A APES disponibilizará máscaras PFF2, camisas, bandeiras e cartazes em sua sede. A retirada dos materiais pode ser feita hoje, 23 de julho, de 13 às 18h. E sábado a partir das 8h.

 

APES comemora 43 anos com live no dia 05 de agosto

Neste mês de julho, a APES completa 43 anos de conquistas, história e luta em defesa da educação e de melhores condições de trabalho e salário para professores e professoras da Universidade Federal de Juiz de Fora e do IF Sudeste MG. Para comemorar, a Seção Sindical convida professores e professoras para uma live que se realiza no dia 5 de agosto, às 19h, e que vai contar com um bate papo entre seu Presidente, Augusto Cerqueira, a Presidenta do ANDES-SN, Rivânia Moura e Mario Mariano, representante da Regional Leste do ANDES-SN. Logo após, um show com o Professor Luís Cláudio Ribeiro, o Cacáudio, com MPB, violão e piano.

Participe pelo Facebook e pelo Youtube da APES.

TAES da UFJF decidem por unanimidade pela manutenção da greve sanitária e cobram respostas de unidades acadêmicas sobre pré-requisitos para trabalho presencial

Após 13 dias sem informações das unidades acadêmicas envolvidas no semestre suplementar – Medicina, Odontologia (JF e GV), Enfermagem e Instituto de Ciências Biológicas (ICB) – sobre o cumprimento dos pré-requisitos previstos para o retorno presencial, as trabalhadoras e trabalhadores técnico-administrativos em educação da UFJF, reunidos em assembleia geral na tarde desta quinta-feira, 22, deliberaram por unanimidade, pela manutenção da greve sanitária. A categoria também aprovou adotar como conceito de serviços essenciais, as atividades de segurança, assistência à saúde (incluindo as iniciativas de enfrentamento a pandemia) e pagamento de pessoal, e que o Comando Local de Greve se reúna com o reitor da UFJF para debater a pauta de greve dos TAEs, além de realizar ações para dar visibilidade ao movimento paredista.

Orientada pela Fasubra e iniciada no dia 15 de julho, a interrupção das atividades presenciais de serviços não essenciais por tempo indeterminado, em defesa da vida e de condições sanitárias de trabalho, tem como pauta a suspensão imediata do Semestre Suplementar e da tramitação da minuta do Ensino Híbrido, até o cumprimento da janela de imunização de todas(as) as(os) trabalhadoras(es), ou seja, período necessário após a segunda dose para que o organismo desenvolva os anticorpos em uma quantidade suficiente para combater o vírus. Também fazem parte da pauta a testagem regular e a garantia de fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual. 

No dia 16 de julho, o SINTUFEJUF e a APES enviaram às direções das unidades acadêmicas um ofício requerendo informações sobre o cumprimento dos pré-requisitos previstos para o retorno presencial. Para dar início ao Semestre Suplementar, o Conselho Superior havia aprovado um cronograma, sendo o início das aulas, em 5 de julho, o último item. Entretanto, em diálogo com a categoria e através de um canal de denúncias do SINTUFEJUF, foram recebidos diversos relatos de itens previstos no cronograma negligenciados ou atrasados. Ainda assim, o retorno presencial das aulas aconteceu.

Diante disso, a categoria aprovou que o Comando Local de Greve cobre as respostas das unidades acadêmicas através do Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão da UFJF (e-SIC), pois desta forma, as direções têm um prazo determinado para responder os questionamentos.

Matéria publicada no site do SINTUFEJUF, confira aqui.

Encontro Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Setor Público se realiza entre os dias 29 e 30 de julho

Nos dias 29 e 30 de julho se realiza o Encontro Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Setor Público, que tem como objetivo unir servidores municipais, estaduais, federais, junto à população, para a mobilização contra o avanço da PEC32, da reforma administrativa. 

O evento será realizado virtualmente e é organizado pelas  centrais sindicais CUT, Força Sindical, UGT, CTB, NCST, CSB, Intersindical, CSP-Conlutas, Pública, CGTB e Intersindical IL, e entidades, como Fonasefe, Basta, Frente Parlamentar e UPB.  

Confira a programação do evento:

Dia 29/07 – 19h – Evento Político (Live).

Dia 30/07 – 9h – Plenária Nacional de organização do Plano Nacional de Mobilização.

– 17h – Evento Nacional, com live de lançamento do Plano Nacional de Mobilização.

Clique aqui e tenha acesso à convocação Encontro Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Setor Público.

APES publica nota técnica sobre limites da atuação docente em processos de licitação

A assessoria jurídica da APES produziu uma nota técnica sobre os limites da atuação docente nos processos administrativos destinados à licitação de materiais e à contratação de serviços. Leia aqui

A nota foi elaborada a pedido de docentes do IF Sudeste MG, e a sobrecarga de trabalho docente com processos licitatórios foi pauta de reunião realizada entre a APES e a direção do campus JF do IF Sudeste MG, conforme notícia publicada aqui.

Nota de pesar

Em nome do grupo do Art 192,


Ao colega Professor
Augusto Santiago Cerqueira,
Presidente da APES _ UFJF:

Nosso abraço solidário e nossos sinceros sentimentos de pesar pelo falecimento do seu amado pai, Paulo Glaucio de Cerqueira, com a certeza de que ele está agora na luz da Eternidade, pedindo a Deus que conforte toda a família nesse momento de dor e saudades.


Como disse Fernando Pessoa:
“A morte é a curva da estrada,
morrer é só não ser visto.”

 

Comunicado sobre funcionamento das atividades da APES

 

A Diretoria da APES decidiu suspender as atividades presenciais em nossa sede a partir de 16 de março, como medida de prevenção contra a propagação do COVID-19 (coronavírus). A APES se manterá atuante na defesa dos professores e das professoras e na trincheira de luta pela educação pública.
Disponibilizamos a seguir os seguintes canais de comunicação, por cada setor:
Fale Conosco – (32) 99160-9007
(32) 99109-2284

Secretaria: denise@apesjf.org.br
Tesouraria: ronaldo@apesjf.org.br - 32991605284
Plano de Saúde: beth@apesjf.org.br Jornalismo: apesjf@gmail.com
Assessoria Jurídica: leocastroadv@hotmail.com, Telefones: (32) 3216-7890 e (32) 99931-6924

Para receber mensagens pela lista de transmissão da APES, envie mensagem de whatsapp para (32)991586940, com nome completo, instituição, unidade e a palavra “aceito”

 Não responda a esse email

As mensagens à APES devem ser enviadas pelo faleconosco@apesjf.org.br. Somente desta forma poderão ser respondidas pela entidade.


 
<