APES se reúne com direção do Campus JF do IF Sudeste MG para discutir atuação docente em procedimentos de compras do Campus.

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A APES esteve reunida com a direção do campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG na segunda-feira, 05 de julho, de forma virtual, para discutir a reivindicação de professoras e professores, que se sentem sobrecarregados por estarem realizando atividades administrativas, no que se refere a processos de compras de materiais para os departamentos, com elaboração de termos de referência e lançamentos no sistema de compras governamentais. Funções que, normalmente, são realizadas por Técnicos Administrativos em Educação. A questão foi levada à direção, que salientou a escassez de pessoal para essas atividades, mas se comprometeu em realizar esforços para minimizar os impactos sobre a atividade docente.

Durante a reunião a APES expôs o problema e reforçou a necessidade aumento no quadro de TAES para evitar que os docentes excedam suas atribuições, provendo essas informações ao sistema de compras da instituição. Houve consenso, no entanto,  sobre a necessidade de que a especificação e cotação de alguns itens devam ser realizadas pelo demandante, por sua qualificação na área.

Estiveram presentes pela APES, os docentes Augusto Cerqueira, Miguel Fabiano de Faria e Thales Costa Soares, da direção da APES e Leonardo de Castro, Assessor Jurídico do sindicato. Pela direção do campus, participaram a Diretora Geral, Claudia Coura; os Chefes dos departamentos acadêmicos, Wellington Conceição e Juliano Ferreira; o Diretor de Administração e Planejamento, Fabrício Tavares, e o Coordenador de compras e licitações, Rafael Leite.

Nota Técnica

A assessoria jurídica da APES produziu uma nota técnica sobre os limites da atuação docente nos processos administrativos destinados à licitação de materiais e à contratação de serviços.

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