Governo consegue aprovar retirada de recursos da ciência

Em mais um ataque à educação e à ciência, o Congresso Nacional, a pedido da equipe econômica do Governo Federal, retirou, nesta quinta-feira, 92% dos recursos destinados a bolsas e pesquisas no país. Isto representa um corte de R $635 milhões do Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovações.
“O governo atual tem uma guerra declarada contra a educação e a ciência, que são vistas como inimigas, como balbúrdia e como desperdício. O corte inviabiliza a produção científica no país em pleno século 21, em que a produção de conhecimento e sua difusão estão definitivamente ligadas à soberania e ao desenvolvimento de qualquer país. O que nos resta é o negacionismo e o terraplanismo do governo nacional que continua destruindo o país. Precisamos retirar Bolsonaro do poder como única saída para esta sangria”, disse Augusto Cerqueira, da direção da APES.

 


 

 

APES realiza Seminário Preparatório para o 13º CONAD Extraordinário

O Seminário Preparatório para o 13º CONAD Extraordinário do ANDES-SN se realiza de maneira virtual no dia 14 de outubro, quinta-feira, às 18h. O evento é obrigatório para os delegados que vão representar a APES, mas é aberto para professores e professoras que queiram participar.

Clique aqui para participar - ID -894 5752 6184

O CONAD se realiza entre os dias 15 e 16 de outubro, virtualmente e terá como tema central “Conjuntura e Congresso do ANDES-SN”.

A Diretoria Nacional do ANDES-SN organiza o evento conforme deliberação do 11º CONAD Extraordinário, no qual definiu-se que “a realização de CONAD Extraordinários obedeça a interstícios de no máximo 3 (três) meses, subsequentes ao último realizado enquanto durar a pandemia”.

 

Confira a edição de setembro do InformANDES

Confira na edição de setembro do InformANDES:

 O Grito dos Excluídos e das Excluídas ecoa pelo Brasil, junto com a luta pelo Fora Bolsonaro e contra a PEC 32 Pg. 8 a 10
Ensino Remoto: Reitorias e governos pressionam para o retorno presencial nas instituições de ensino superior públicas Pg. 4 e 5
PEC 32: Reforma administrativa avança com diversos ataques e ameaça carreira docente e função social das universidades Pg. 6 e 7
E muito mais!

Leia em PDF

Leia no ISSUU

 


APES envia brinde para docentes filiados

Em comemoração ao Dia da Professora e do Professor, a APES está enviando um brinde para a casa dos seus filiados. Caso não receba nos próximos dias, os docentes devem entrar em contato para atualizar os dados do cadastro via email faleconosco@apesjf.org,br ou pelo tel 32 99109 2284.

APES – Juntos somos mais fortes

 

ANDES publica Caderno de Textos do 13º CONAD Extraordinário

O ANDES-SN publicou nesta terça-feira, 5 de outubro, o Caderno de Textos do 13º CONAD Extraordinário. Acesse aqui.

O tema central deste CONAD é “Conjuntura e Congresso do ANDES-SN”. O encontro acontecerá remotamente, através de plataforma na internet, nos dias 15 e 16 de outubro.

Conforme decisão de assembleia, a delegação da APES no encontro será formada pelo professor Leonardo Silva Andrada, como Delegado, e pelas professoras Nayara Rodrigues Medrado, como primeira suplente/observadora, e Lisleandra Machado, como segunda suplente/observadora.

02Out: APES esteve presente nas manifestações em Brasília, JF e GV

A  APES esteve presente mais uma vez nos atos locais e nacionais realizados pelo Fora Bolsonaro. Dessa vez, além da presença do sindicato em Juiz de Fora e em Governador Valadares, representantes também estiveram no ato em Brasília, aproveitando a mobilização contínua contra a Reforma Administrativa. 

Foram registradas 300 manifestações no Brasil e em outros 17 países. Organizadores avaliam que os atos ganharam maior amplitude com a adesão de mais siglas partidárias.  Se fortalecem assim as pautas pelo impeachment do presidente, em defesa da vida, pela ampla vacinação, em defesa dos serviços públicos, contra as privatizações e contra os cortes na educação. 

Em Brasília, a concentração começou às 15h, no Museu Nacional. Em seguida, os manifestantes seguiram em uma caminhada pelo Eixo Monumental (Esplanada dos Ministérios), que foi finalizada na Rodoviária do Plano Piloto. O ato reuniu cerca de 20 a 25 mil pessoas. 

Segundo o professor Leonardo Andrada, representante da APES em Brasília, a avaliação dos docentes presentes foi de que o ato representou um aumento na mobilização e no número de pessoas em relação às manifestações anteriores. “É muito importante mantermos a mobilização e continuar pressionando nas ruas. O receio da base governista em colocar a PEC 32 mostra que só com organização e mobilização, conseguiremos barrar o avanço do projeto de destruição dos serviços públicos, de retirada de direitos e desmonte do Estado brasileiro. Ao mesmo tempo, é claro que a defesa desses pontos só pode ser garantida com a derrota completa do governo Bolsonaro, e o bolsonarismo não se limita ao presidente. Portanto, é nas ruas que derrotaremos esse projeto que precariza as condições de trabalho, inviabiliza os serviços públicos e drena os recursos da classe trabalhadora, em favor dos ricos. Precisamos intensificar a mobilização e garantir que a cada novo ato fique evidente a força do movimento sindical e popular”, argumentou.

Para a professora Lisleandra Machado, também presente ao ato, o tom da manifestação foi de urgência na retirada de Bolsonaro do poder. “As pessoas estavam agrupadas por meio de sindicatos, partidos, coletivos, juventudes, e usavam camisetas, sons, panfletos e cartazes. Tivemos dois caminhões, e os discursos foram no sentido de ‘não esperar 2022’ e muitas falas contra a PEC 32. Deputados federais, presidentes de partidos, representantes e dirigentes sindicais, dirigentes de juventudes e representantes de coletivos marcaram presença. A palavra de ordem do ato “Ninguém aguenta mais, Fora Bolsonaro e seus generais” foi repetida por toda a massa”, relatou. 

APES em panfletagem na rodoviária de Brasília

Registro da concentração em Brasília

Em Juiz de Fora, organizadores avaliam que foi um um grande ato, dando sequência a luta nacional e local pelo Fora Bolsonaro, com um quantitativo semelhante à manifestação anterior. A concentração foi no Parque Halfeld e uma passeata seguiu pela Avenida Rio Branco e pela Avenida Getúlio Vargas, finalizando na Praça da Estação. Importante destacar a manutenção do movimento Fora Bolsonaro, com ato bastante expressivo dentro deste movimento iniciado em maio deste ano. Durante sua fala na manifestação, o presidente da APES, Augusto Cerqueira, destacou a crítica ao momento em que se dá a volta às aulas presenciais, num cenário de cortes na educação e sem qualquer adequação de infraestrutura nas escolas públicas. “Nossa defesa é de um retorno presencial seguro, com investimento, adequação, e não colocando em risco trabalhadores e a população”, afirmou Augusto. “A responsabilidade [deste cenário crítico] é, principalmente, da política genocida do governo Bolsonaro, que estabeleceu a educação como inimiga, portanto, não configura entre suas prioridades. Na realidade, a prioridade é a privatização do setor da educação”, concluiu o presidente da APES.

Confira alguns registros da participação da APES no ato em Juiz de Fora.

Fotos: Estela Loth.

Em Governador Valadares houve ações de panfletagem em diferentes pontos da cidade – no Mercado Municipal, no Mergulhão, no Jardim Perola e em São Pedro) e a APES viabilizou a circulação de um carro de som. Na cidade, o mote principal das ações foi a denúncia dos preços altos no governo Bolsonaro e o não à Reforma Administrativa. 

Confira os registros da Frente Brasil Popular GV, do PCB Governador Valadares e Maloka Socialista.

 

 

APES publica análise jurídica preliminar sobre instrução que regulamenta retorno gradual das Instituições Públicas

A Assessoria Jurídica da APES, a pedido de sua diretoria, elaborou uma Análise Preliminar da Instrução Normativa 90/2021, publicada pelo Ministério da Economia no dia 1º de Outubro.

Como explica o advogado da APES, Leonardo de Castro, a instrução “não traz uma imposição à retomada do trabalho presencial. O que há é uma abertura dessa faculdade, ou dessa possibilidade, aos órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal – SIPEC. E ela se dedica, nesse sentido, a fixar instruções gerais para esta retomada”. A normativa entra em vigor no dia 15 de outubro.

Leia a Análise Preliminar na IN90/21 aqui

A publicação da normativa 90/2021 levou à suspensão da reunião do Conselho Superior da UFJF que discutia a Minuta sobre retorno presencial da instituição. A suspensão se deu para adequação da regulamentação interna à normativa publicada pelo governo. O Consu também prorrogou a resolução 10/2020, que estabelece a suspensão das atividades presenciais, até o dia 13 de outubro.

 

Funcionamento da APES

A APES comunica que, em virtude do feriado de 12 de outubro, retoma as atividades da quarta-feira, dia 13.

Comunicado sobre funcionamento das atividades da APES

 

A Diretoria da APES decidiu suspender as atividades presenciais em nossa sede a partir de 16 de março, como medida de prevenção contra a propagação do COVID-19 (coronavírus). A APES se manterá atuante na defesa dos professores e das professoras e na trincheira de luta pela educação pública.
Disponibilizamos a seguir os seguintes canais de comunicação, por cada setor:
Fale Conosco – (32) 99160-9007
(32) 99109-2284

Secretaria: denise@apesjf.org.br
Tesouraria: ronaldo@apesjf.org.br - 32991605284
Plano de Saúde: beth@apesjf.org.br Jornalismo: apesjf@gmail.com
Assessoria Jurídica: leocastroadv@hotmail.com, Telefones: (32) 3216-7890 e (32) 99931-6924

Para receber mensagens pela lista de transmissão da APES, envie mensagem de whatsapp para (32)991586940, com nome completo, instituição, unidade e a palavra “aceito”

 Não responda a esse email

As mensagens à APES devem ser enviadas pelo faleconosco@apesjf.org.br. Somente desta forma poderão ser respondidas pela entidade.


 
<