ANDES-SN divulga estudo sobre o financiamento das universidades brasileiras, realizado pelo DIEESE

O financiamento das universidades federais tem sofrido oscilações, com tendência de queda ao longo dos anos. Com o propósito de conhecer melhor esta situação para subsidiar a luta do sindicato e de suas seções sindicais, a Diretoria anterior do ANDES-SN solicitou um estudo sobre o financiamento das 69 universidades federais, no período entre 2010 e 2022 (em anexo). A atual Diretoria retomou os contatos com o DIEESE sobre o referido estudo, dada sua importância para subsidiar as lutas em defesa das universidades públicas.

Assim, neste mês de fevereiro, o estudo foi concluído e revisado.  O trabalho teve como objetivo principal fazer um mapeamento introdutório dos investimentos nas 69 instituições de ensino superior entre 2010 e 2022, em valores nominais e reais, considerando o efeito inflacionário, bem como o empenho real por estudante e o montante necessário para manter o investimento público.

Ressalta-se que o estudo considerou apenas os recursos oriundos do Tesouro Nacional, ou seja, do Orçamento Geral da União. Outras fontes de financiamento não foram investigadas como, recursos próprios, emendas parlamentares e outras.

Clique aqui para baixar o estudo