Entre os dias 25 e 29 de abril, a APES realizou uma série de ações em conjunto com demais entidades representativas da UFJF e do IF Sudeste MG, integrando a Semana de Luta do Setor das IFES “Pela reposição salarial e em defesa da Educação Pública”. A semana também foi convocada pelo Fonasefe, com o fortalecimento de atos em Brasília para a abertura de negociação salarial pelo governo federal.
No âmbito do fórum intersindical do IF Sudeste MG, APES, Sintufejuf e Sinasefe realizaram uma campanha digital nas redes sociais das 3 entidades, chamando a atenção para a necessidade de ampliação do orçamento do instituto e pela luta dos SPF. As entidades destacaram a luta dos TAE da UFJF e IF, em greve desde o dia 23 de março.
Na UFJF, a APES ocupou o campus com diversas faixas e com o banner em frente à sede, reafirmando a luta do sindicato pela recomposição do orçamento das instituições federais de ensino, pelo reajuste salarial emergencial e pelo retorno presencial seguro. Em conjunto com o Sintufejuf e o DCE, a APES também realizou panfletagem no campus no dia 28 de abril, com material que destacou o impacto dos cortes orçamentários na UFJF para o funcionamento da instituição e a qualidade da educação.
Nacional
Durante toda a semana, representantes de várias entidades que compõem o Fonasefe e o Fonacate estiveram em Brasília, realizando atos e ações de panfletagem.
Na terça-feira (26), os e as realizaram reunião com a Liderança da Minoria na Câmara dos Deputados para tratar de assuntos ligados ao reajuste salarial para servidoras e servidores públicos. No encontro, as entidades criticaram a falta de uma mesa de negociação do Governo para tratar do assunto e classificam como um “desrespeito” a possível posição do governo em conceder reajuste de apenas 5% após um longo período de inflação acumulada. Confira aqui a cobertura da reunião.
Na quarta, a mobilização foi realizada em frente ao STF. Na quinta, as entidades realizaram panfletagem para dialogar com a população.