APES realiza o seminário: “Educação Inclusiva no Contexto de Precarização do Trabalho Docente”

Entre os dias 30/11 e 01/12, a APES promove o Seminário “Educação Inclusiva no Contexto de Precarização do Trabalho Docente”. A atividade, construída coletivamente pela comissão local de mobilização, visa a atender a uma crescente demanda dos/das docentes da base, diante dos problemas e dificuldades impostas pela modalidade.

O evento tem como objetivos refletir sobre a educação inclusiva e as dificuldades enfrentadas para a efetivação da política de inclusão de estudantes com necessidades educacionais específicas no âmbito das Instituições Federais de Ensino; também refletir sobre a importância da formação continuada dos/das docentes e sobre os impactos que a política de inclusão, da forma como tem sido feita, exerce sobre as carreiras EBTT e Magistério Superior.

O evento

O evento traz, como convidadas, Jennifer Webb, da direção do ANDES-SN, e a professora Kamile Vaz, da Universidade Federal de Minas Gerais, mas reserva também espaço para falas institucionais e abre o debate para os presentes. No dia 30, o encontro vai se dar no Auditório do Bloco Administrativo do IF Sudeste MG, campus Juiz de Fora, às 15h e, no dia 31, no Anfiteatro do Ensino Médio do Colégio de Aplicação João XXIII, a partir das 15h.

“O momento de reflexão se faz necessário para que possamos pensar em formas de promover a inclusão verdadeira das/os estudantes com necessidades educacionais específicas, de modo que possamos garantir o acesso isonômico e equânime à educação de qualidade. Além disso, é necessário pensar e criar estratégias de luta para garantir melhores condições de vida e de trabalho para docentes das carreiras EBTT e Magistério Superior que atendem a esses estudantes”, disse Clara Villarinho, da direção da APES.