A Diretoria da APES se reuniu nesta quinta-feira, 08 de julho, com a Administração Superior da UFJF, com a Direção Geral e Direção de Ensino do Colégio de Aplicação João XXIII para discutir demandas relativas às dificuldades vivenciadas por professoras e professores dentro do contexto do Ensino Remoto Emergencial.
As reivindicações giram em torno da resolução de problemas quanto ao uso das plataformas disponibilizadas pela UFJF para desenvolvimento do ERE, também em relação ao controle da sala de aula virtual, controle e segurança no uso de dados, liberdade de cátedra entre outros,
A APES enfatizou a necessidade de criação de mecanismos e protocolos institucionais claros de garantia e proteção aos direitos de professores e professoras, aos quais poderão recorrer em caso de necessidade. A entidade também indicou a necessidade de maior participação institucional na construção de mecanismos de diálogo e proteção à comunidade escolar. Adicionalmente, frente aos problemas enfrentados por professores e professoras no ERE, seria importante pensar na criação de espaços institucionais para o acolhimento das questões, orientação sobre desenvolvimento de ações no âmbito administrativo e suporte psicológico.
Grupo de Trabalho
O reitor Marcus David encaminhou, como sugestão, a criação de um grupo de trabalho envolvendo a direção e representantes docentes do C.A. João XXIII e outros setores da UFJF, que possam contribuir para a construção de um instrumento que atenda às especificidades dos docentes da unidade. E, também, sinalizou a possibilidade de retomar ações de capacitação para professores e professoras.