Audiência Pública em defesa da integridade do Campus da Praia Vermelha da UFRJ se realiza na próxima quarta-feira, dia 21 de junho, às 13h30 na Câmara dos Deputados, na Comissão de Legislação Participativa (CLP), no Auditório Nereu Ramos – Plenário 3, anexo II, em Brasília. A audiência contará com a participação de diversas representações estudantis, sindicais e pode ser acessada clicando aqui.
A reunião convocada pelo deputado federal Glauber Braga (PSOL) acontecerá, porque mesmo em meio aos protestos do movimento “A UFRJ não está à venda”, organizado pelo ANDES-SN e outras entidades, não foi possível impedir que a Universidade Federal do Rio de Janeiro realizasse, no dia 2 de fevereiro, um leilão que concederá área pública da instituição para a iniciativa privada.
A concessão de quinze mil metros quadrados do campus da Praia Vermelha entrou em processo de licitação para a construção de uma casa de shows com capacidade para sete mil pessoas, no lugar da antiga casa de espetáculos “Canecão”.
Em dezembro, outro edital já havia sido publicado com a intenção de privatizar a área, mas não houve interessados. Agora, com menos exigências, dois grupos se candidataram à concessão, e o vencedor foi o consórcio Bonus-Kleffer, com lance final de R$4,350 milhões. Em troca da concessão de pelo menos trinta anos, sem limite de prorrogação, a empresa vencedora estaria comprometida com a conclusão de obras inacabadas e novas instalações na universidade.
Com informações de ANDES/UFRGS.