Comando Local de Mobilização – Carta Aberta à Sociedade – Estudantes em greve

Comando Local de Mobilização se reúne nesta sexta feira

O Comando Local de Mobilização (CLM) se reúne nesta sexta feira,15h, na sede da APESJF para deliberar sobre a organização da greve na UFJF, composição das comissões e medidas para a condução do processo dentro e fora da Instituição. Todos os docentes estão convocados a participar para que o movimento ganhe força e democracia.

Carta aberta à Sociedade Juizforana

Professores da UFJF e IF Sudeste MG em greve

Docentes da UFJF e do IF do Sudeste MG entram em greve dia 21/05/2012. A decisão foi tomada na assembléia geral ocorrida no dia 16, na APES-JF. A greve demonstra a disposição de luta das professoras e professores, cansados com os adiamentos do governo em apresentar propostas concretas.
Em agosto de 2011, o governo e o ANDES (Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior) assinaram um acordo, que entre outros aspectos estabelecia o prazo de 31 de março de 2012, para reestruturar a carreira e recompor as perdas salariais. Passados quase dois anos do último reajuste (julho/2010), o governo não apresentou proposta de reestruturação da carreira dentro do prazo, forçando ao último recurso de pressão: a greve de professores e professoras.
O governo Dilma beneficia empresas com desoneração da folha de pagamento e distribuição de recursos públicos para construção de obras, muitas vezes questionáveis. Ao mesmo tempo, arrocha salários dos servidores públicos, não negocia com sindicatos e retira o direito à aposentadoria integral dos servidores.
GOVERNO MENTE
O governo Dilma divulgou nos meios de comunicação a concessão de um reajuste para os servidores públicos. Para os docentes foi de apenas 4% e não garante reposição das perdas inflacionárias dos últimos anos. A divulgação desta medida confunde a sociedade e oculta o descumprimento do acordo firmado em 2011, no qual a reestruturação da carreira era o ponto principal e não foi cumprido.
Diante disso, professores e professoras da UFJF e do IF Sudeste MG reagem e entram em greve no dia 21/05 por: reestruturação da carreira, reajuste salarial e melhores condições de trabalho.

Estudantes do IF Sudeste MG entram em greve em apoio aos docentes

Cerca de 350 estudantes do IF Sudeste MG, reunidos em assembleia geral, na tarde de 16/05, decidiram entrar em greve em apoio ao movimento dos docentes. A APESJF recebeu a notícia como um sinal de que as reivindicações dos professores encontram respaldo na sociedade e acompanha atenta aos possíveis desdobramentos dessa decisão, disponibilizando inclusive sua assessoria jurídica aos estudantes.