Professores da UFJF e IF Sudeste MG em greve
Docentes da UFJF e do IF do Sudeste MG entram em greve dia 21/05/2012. A decisão foi tomada na assembléia geral ocorrida no dia 16, na APES-JF. A greve demonstra a disposição de luta das professoras e professores, cansados com os adiamentos do governo em apresentar propostas concretas.
Em agosto de 2011, o governo e o ANDES (Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior) assinaram um acordo, que entre outros aspectos estabelecia o prazo de 31 de março de 2012, para reestruturar a carreira e recompor as perdas salariais. Passados quase dois anos do último reajuste (julho/2010), o governo não apresentou proposta de reestruturação da carreira dentro do prazo, forçando ao último recurso de pressão: a greve de professores e professoras.
O governo Dilma beneficia empresas com desoneração da folha de pagamento e distribuição de recursos públicos para construção de obras, muitas vezes questionáveis. Ao mesmo tempo, arrocha salários dos servidores públicos, não negocia com sindicatos e retira o direito à aposentadoria integral dos servidores.
GOVERNO MENTE
O governo Dilma divulgou nos meios de comunicação a concessão de um reajuste para os servidores públicos. Para os docentes foi de apenas 4% e não garante reposição das perdas inflacionárias dos últimos anos. A divulgação desta medida confunde a sociedade e oculta o descumprimento do acordo firmado em 2011, no qual a reestruturação da carreira era o ponto principal e não foi cumprido.
Diante disso, professores e professoras da UFJF e do IF Sudeste MG reagem e entram em greve no dia 21/05 por: reestruturação da carreira, reajuste salarial e melhores condições de trabalho. |