Confira as atividades realizadas pelo Comando Local de Greve durante a semana

Comando Local de Greve instalado

O Comando Local de Greve da APES foi instalado no dia 15 de abril, segunda-feira, após aprovação da assembleia, no mesmo dia da deflagração do movimento.

Durante toda a semana, houve reuniões simultâneas em Juiz de Fora e Governador Valadares, que aprovaram o Regimento Geral do CLG. Foram instaladas Comissões de Ética e de Comunicação e debatidas ações de mobilização, presença em Brasília, além de análises do quadro nacional, que conta com uma mobilização crescente.

Comissão de Ética tem regimento aprovado

Professoras e professores do CLG aprovaram ainda o Regimento para o funcionamento da Comissão de Ética, que tem a responsabilidade de recepcionar e propor encaminhamentos ao CLG sobre denúncias relativas ao cerceamento ao direito de greve de docentes; proteção de dados das/os docentes; solicitações de reconhecimento de “atividades docentes excepcionais” durante o período de greve; reconhecimento das “atividades docentes excepcionais”. Estas atividades seriam aquelas que guardam potencialidade de pôr em risco atividades essenciais para a vida, saúde e segurança da população, além de prejuízos e/ou danos irreversíveis ao trabalho docente e/ou ao fundo público; potencialidade para a formação política e que possam ser incorporadas à agenda local de luta.

Como fazer para entrar em contato?

Tanto a Comissão de Ética, quanto de resto todo o Comando Local de Greve receberá mensagens e solicitações por meio do e-mail da APES faleconosco@apesjf.org.br para deliberação do CLG. Em breve, o Comando vai apresentar orientações sobre eventuais denúncias relativas ao cerceamento ao direito de greve de docentes.

O Comando Local de Greve é aberto à participação de todos e todas da base da APES.

Participe!!

Com a deflagração da greve, IF Sudeste MG suspende calendários acadêmicos

No IF Sudeste MG, por força da greve docente, os calendários acadêmicos foram suspensos. A greve foi deflagrada em assembleia realizada no dia 10 de abril.

No campus Juiz de Fora, foi convocada uma reunião pela Direção do campus no dia 12 de abril, com a participação dos coordenadores de curso, representantes de núcleos, chefia de Departamentos e da professora Karine Fernandes, diretora da APES. A reunião produziu um diálogo ampliado sobre a greve e a consolidação da suspensão do calendário. Na quarta-feira, 17 de abril, em uma Reunião do Conselho de Campus, deliberou-se pela suspensão do calendário a partir do dia 18 de abril.

No campus Santos Dumont do IF Sudeste MG, convocou-se uma reunião extraordinária do Conselho de Campus tendo como pauta única a suspensão do calendário. A reunião foi realizada no dia 12 de abril, com suspensão iniciada no dia 15 de abril, mesmo dia da deflagração da greve docente federal. Após a reunião que suspendeu o calendário no campus Santos Dumont, também deliberou-se pela indicação de um grupo de professores que são os interlocutores da greve docente no campus.

Como avalia a diretora da APES e docente do IF Sudeste MG, Karine Fernandes, “a suspensão dos calendários acadêmicos constitui em importante instrumento para fortalecer a greve docente. E mais ainda, para resguardar o direito de greve dos docentes e o direito dos estudantes em ter a reposição integral das aulas suspensas no período de greve. Sem a suspensão dos calendários criar-se-ia uma cisão na categoria e uma confusão entre os alunos.”

Nos campi que são base da APES, a suspensão de calendário se deu, até o momento, em Juiz de Fora e Santos Dumont. 

CLG teve conversa com Estudantes do IF Sudeste MG

A convite do Diretório Acadêmico das Engenharias (DEA) do IF Sudeste MG, campus Juiz de Fora, a professora Karine Fernandes, junto de docentes da base, esteve no Instituto, na terça-feira, dia 16 de abril, para uma conversa com os estudantes. O objetivo foi sanar dúvidas sobre o movimento grevista, sobre as razões que levaram professoras e professores à mobilização, as questões salariais, de carreira e orçamentárias. Pontos que causam grande impacto sobre a qualidade do ensino nas Instituições Federais. A fala foi aberta também a professores e professoras presentes e aos estudantes, que expressaram seu apoio à greve docente e puderam questionar sobre a reposição das aulas, entre outros assuntos.

Na sexta-feira, dia 12 de abril, docentes realizaram duas reuniões ampliadas com os estudantes do IF Sudeste MG campus Santos Dumont. Uma reunião realizou-se no turno da tarde e a outra, no noturno. Segundo o professor Helton Nonato, do Comando Local de Greve da APES, “as reuniões ampliadas foram fundamentais para dialogar e explicitar aos estudantes as reivindicações que justificam a greve docente e a suspensão do calendário no campus”.

APES participa de reunião com pró-reitorias do IF Sudeste MG sobre manutenção de atividades essenciais

Nessa quinta-feira, 18 de abril, representantes da diretoria da APES e do CLG estiveram presentes em uma reunião na Reitoria do IF Sudeste, à convite das Pró-reitorias de Ensino, Pesquisa e Extensão, tendo como pauta a manutenção de atividades essenciais.

Pela APES, estiveram presentes a vice-presidente, Karine Fernandes, representantes do CLG Amanda Pinheiro e Rubens Luís Rodrigues, e o assessor jurídico da APES, Leonardo de Castro. O presidente da APES, Leonardo Andrada, também participou da reunião de forma remota. Além da APES, participaram, também de forma remota, representantes sindicais e dos Comandos Locais de Greve de Rio Pomba, Manhuaçu, São João Del Rei e Rio Pomba. Pela administração superior do Instituto, participaram o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Maurício Louzada; a Pró-Reitora de Extensão Rosana Machado, e representando a Pró-Reitoria de Ensino, o Diretor de Ensino Silvio Fernandes e a Diretora de Processos Seletivos, Mônica Bomtempo.

Na reunião, os representantes da administração superior apresentaram três documentos elaborados em diálogo com comitês e equipes de cada uma das pró-reitorias, nos quais estavam indicadas as atividades consideradas essenciais de serem mantidas durante a greve de docentes e TAES.Após um longo debate com os comandos e ponderações da Assessoria Jurídica da APES, as pró-reitorias se comprometeram a readequar os documentos de acordo com as sugestões apresentadas, e encaminhá-los aos comandos locais para que possam ser apreciados e deliberados nas instâncias coletivas organizadas em cada instituição e campi.